Ponto Final - União pelo Norte Fluminense
12/01/2019 12:07 - Atualizado em 17/01/2019 15:46
União pelo Norte Fluminense
A visita do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, mostrou um avanço dos políticos do Norte Fluminense. Mesmo que a agenda tenha sido articulada pelo deputado federal eleito Wladimir Garotinho (PRP), prefeitos, vereadores e deputados estaduais eleitos da região mostraram maturidade para apresentaram as demandas da região. É um sinal de união que o Norte Fluminense precisa para, junto com o Estado do Rio de Janeiro, superar os dias de crise e poder, tendo como vetor o Porto do Açu, voltar a crescer economicamente.
Ações e estratégias
No jogo político, mal termina uma eleição e os principais personagens já começam a projetar a seguinte. E isso não mudou. No entanto, os representantes da região mostraram ontem que é possível ser adversário nas urnas, mas estar unidos em ações que favoreçam a toda população. O Rio de Janeiro tem agora um novo governador, Wilson Witzel (PSC), que não fazia parte de grupo político nenhum e contou com pouquíssimos apoiadores com mandato. No entanto, isso é página virada e, como o próprio Tristão salientou: “A gente não precisa de guerra política, precisa se integrar para resolver nossos problemas”.
Esqueceram na lista
A visita do primeiro nome do governo Witzel ao Norte Fluminense foi articulada após a Folha salientar que a ponte da Integração não estaria entre as prioridades do novo governador, conforme documento divulgado na semana passada. O deputado eleito Wladimir, porém, afirma que a obra é prioritária sim: “O governador se comprometeu comigo e, assim que possível, essa ponte será concluída. Esqueceram de incluir na lista, mas está entre as prioridades”.
José Renato
Experiência
A futura bancada da região na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) também se mostra empenhada em lutar pela conclusão da obra, inclusive com emendas assim que as sessões começarem. Nome de Campos mais experiente na Casa, João Peixoto (DC) diz que a ponte continuará sendo a prioridade do seu mandato: “Deus é testemunha que ninguém está na luta pela ponte da Integração Genecy Mendonça do que eu. Tanto é que o ex-governador [Luiz Fernando Pezão (MDB), preso desde novembro] já olhava para mim e falava sobre a ponte”.
Novos nomes
Eleito na primeira disputa eleitoral, Rodrigo Bacellar (SD) também se comprometeu em lutar pela conclusão da obra: “Estarei lutando por essa obra importante para região, ao menos para que logo seja liberado os R$ 6 milhões para evitar mais uma paralisação”. Também da região, o deputado eleito Gil Vianna (PSL), que já teve uma cadeira na Alerj como suplente, destacou o potencial da região. “A ponte vai interligar dois municípios importantes, mas beneficiará todo Norte Fluminense. Vai melhorar o fluxo na rodovia, encurtar a viagem entre os municípios, favorecer o escoamento da produção agrícola”.
Parcerias
No atual cenário econômico nacional, nada avança se não houver diálogo e parcerias. Foi assim com o Porto do Açu, desde o início até hoje, que já é uma realidade. Tanto que três ex-presidentes — Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer — já visitaram o complexo. É sinal que obras grandes só saem com parcerias envolvendo municípios, estados e a União, além da iniciativa privada. A promessa da obra para contenção do avanço do mar em Atafona, por exemplo, só seria viável se houvesse um plano integrado entre todas as esferas do poder. Quem sabe, depois de ontem, os políticos não busquem tal solução.
Retomada
Ainda falando sobre São João da Barra, a prefeita Carla Machado (PP) anunciou ontem que vai retomar neste mês o projeto municipal de transferência de renda Cartão Cidadão. Os contemplados, já selecionados pela área de assistência social do município, receberam um valor, que inicialmente seria de R$ 300, para compras no comércio local. A retomada do programa era aguardada desde o ano passado. No entanto, Carla explicou que não pode ser feito para não descumprir a legislação eleitoral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS