Ponto Final - Secretário de Witzel cumpre agenda na região
10/01/2019 10:20 - Atualizado em 14/01/2019 14:55
Agenda na região
A agenda na região do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, amanhã, está com todos os horários definidos. Primeiro, ele visita o Porto do Açu, às 10 horas. Em coletiva após a posse, o governador Wilson Witzel (PSC) destacou a importância do terminal portuário em São João da Barra para o desenvolvimento do Norte Fluminense. Em seguida, às 12h, ele visita a obra da ponte da Integração, que não consta nas prioridades de 180 dias divulgadas por Witzel na semana passada. Na sequência, marcado para as 13h, o secretário vai visitar o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado, com a construção interrompida desde meados de 2014.
Convite de Wladimir
A agenda do secretário foi articulada pelo deputado federal eleito Wladimir Garotinho (PRP), motivado por uma matéria da Folha da Manhã, publicada no último sábado, que salientou o fato de a ponte não estar entre as prioridades Witzel. Wladimir afirmou que o secretário não conhece a obra e ainda destacou a importância da conclusão da ponte para toda a região. Antes de ser preso, o ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB) chegou a prometer concluir a ponte até o fim do ano passado. Mesmo sem estar entre as prioridades de Witzel, a obra está prevista para terminar em março, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
De Garotinho a Witzel
A proximidade do clã Garotinho a nomes do governo Witzel parece não se limitar a agenda articulada pelo filho do casal de ex-governadores. Ex-coordenador de campanha de Anthony Garotinho (PRP) nas eleições de 2014 e 2018, Cleiton Rodrigues, de 51 anos, é o chefe de gabinete de Witzel. Na Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), a presidente escolhida pelo atual governador é Kelly Mattos. Ela já exerceu o cargo em 2004, durante a gestão da ex-governadora Rosinha Garotinho (Patri). Apesar de ela ter sido candidata a deputada pelo PSC de Witzel, há quem afirme que as relações com a família Garotinho ainda sejam próximas.
Clã Garotinho
A deputada federal reeleita Clarissa Garotinho (Pros) foi condenada pela segunda vez a indenizar o desembargador Luiz Zveiter por danos morais, no valor de R$ 100 mil. Zveiter vem ganhando processos contra o clã Garotinho em sequencia. Afinal, a filha do casal foi condenado por reproduzir “informações caluniosas, injuriosas e ofensiva veiculadas na mídia e nas redes sociais por Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho”. Os pais de Clarissa já tinham sido condenados anteriormente.
Desencontros
A secretaria de Estado de Educação (Seeduc) chegou a anunciar ontem que o governador Wilson Witzel estaria em Campos hoje, para inauguração de uma unidade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad). Porém, a assessoria do governador negou o fato e disse que seria um equívoco da Seeduc. Pouco depois, a própria assessoria da secretaria de Educação informou que Witzel não compareceria, mas a solenidade estava mantida. Horas depois, a Seeduc mandou mais uma mensagem. Desta vez, adiando a inauguração da unidade do Criaad.
De volta
O pífio desempenho do PT no Estado em 2018, que viu seu candidato à reeleição ao Senado, Lindberg Farias, ficar num distante quarto lugar, pode ter feito com que o ex-líder estudantil, um dos principais nomes do partido no Rio, possa estar pensando em mudar de ares. De acordo com o site paraibano Portal 1, Lindberg vai transferir seu domicílio eleitoral para João Pessoa, onde ele poderá tentar sua recondução ao Senado. A informação faz sentido: o Nordeste é a região onde os petistas têm obtido mais votos. Em tempo, Lindberg foi criado no Rio, mas é paraibano.
Educação
A Prefeitura de Campos tem escalado moças e rapazes para inibir a circulação de bicicletas no Calçadão. Quando se deparam com a irregularidade, educadamente, pedem que o ciclista desça da bicicleta e conduza a pé o veículo naquele trecho. Um trânsito nada civilizado que não apenas importuna, como coloca em risco a integridade dos transeuntes na área central da cidade. Vai chegar o dia em que o poder público terá que fazer o mesmo com os que jogam ali copos plásticos, entre outros descartáveis. Lamentável.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS