Ponto Final - Campos implanta escolas em tempo integral
08/01/2019 09:58 - Atualizado em 14/01/2019 14:54
Tempo integral
A Prefeitura de Campos inicia o ano com uma importante notícia para a área da Educação: a implantação de duas escolas da rede municipal com ensino em tempo integral. A medida havia sido antecipada por esta coluna na edição do último dia 23 de dezembro e era promessa de campanha do atual prefeito, Rafael Diniz (PPS). Mais do que anunciar duas unidades, a Prefeitura informa também que existe o interesse de expandir o projeto para outras escolas. Educação de qualidade é o anseio de todo cidadão e o ensino em tempo integral é um passo importante, que precisa realmente chegar a mais cidadãos campistas.
Mudar a realidade
Além do importante papel educacional, a escola em tempo integral desempenha importante atuação também no campo social. É a forma de tirar muitas crianças das ruas, oferecendo, ainda, oficinas que muitos deles não teriam acesso de outra forma. É importante, inclusive, que esse projeto possa chegar logo às regiões de conflito do município, onde muitas crianças e jovens crescem acompanhando a rotina do tráfico e assistindo, dia após dia, a escalada da violência no município. E a educação tem papel fundamental para acabar com essa triste realidade.
Sem sinal
As autoridades de Campos e São João da Barra precisam tomar uma atitude, urgente, com relação ao serviço de telefonia móvel. Foi mais um fim de semana de muitas reclamações, com dificuldades para realizar ligações e também para o uso da internet móvel. As falhas estão ocorrendo com maior intensidade desde a última semana de dezembro. E não é “privilégio” dos clientes de uma ou outra operadora, o problema é geral. Tem gente até dizendo que vai evitar voltar para praia por causa da instabilidade na comunicação, o que não é nada bom para os dois municípios.
Mais caro
O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou ontem que os juros do crédito habitacional para classe média serão os de mercado. “Quem é classe média tem de pagar mais. Ou vai buscar no Santander, Bradesco, Itaú”, disse Guimarães após a cerimônia de posse, ontem, no Palácio do Planalto. O novo presidente da Caixa também disse que vai “vender” até R$ 100 bilhões em operações de crédito imobiliário que a instituição possui aos agentes do mercado como forma de obter mais recursos.
Joias da coroa
Enquanto isso, ontem, o novo presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, falou que assume a instituição “sem interferências políticas” e que pretende vender alguns ativos, mas que irá manter “as joias da coroa”. “O mandato é de rígida austeridade de maximização de valor respeitada à transparência. Entendemos que alguns ativos do banco não guardam sinergia com os objetivos principais e, nesses casos, consideraremos os desinvestimentos”, enfatizou Novaes durante seu primeiro discurso.
Apoio a Maia
Se a disputa para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) anda movimentando os bastidores da Casa, o mesmo acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília. A candidatura de Rodrigo Maia (DEM) à reeleição ganhou ontem o apoio do PSDB, que se junta ao bloco já formado por DEM, PSL, PSD, PRB, Pros e PPS, que somam 161 parlamentares. Do outro lado, líderes do PP, PT e PDT se reuniram ontem para buscar uma alternativa. Dirigentes petistas e pedetistas chegaram a ensaiar uma união com Marcelo Freixo (Psol), mas o nome do carioca não é bem visto pelo centro.
Oposição a Maia
O grupo, que pode ganhar ainda a adesão do MDB, tem alguns nomes colocados na mesa. O partido do ex-presidente Michel Temer e o PP não gostaram do fato de Maia ter prometido ao PSL do presidente Jair Bolsonaro o comando das comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação. Atualmente, o MDB já tem, pelo menos, dois candidatos independentes prontos para se lançarem à disputa pelo comando da Câmara: Alceu Moreira, do Rio Grande do Sul, e Fábio Ramalho, de Minas Gerais. O PP também está disposto a lançar um deputado do partido para concorrer contra Rodrigo Maia.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS