Ponto Final - Campos com alto índice de violência neste começo de ano
04/01/2019 11:03 - Atualizado em 10/01/2019 16:16
Violência
O ano de 2019 começou violento em Campos. Foram três homicídios nos três primeiros dias. O Estado do Rio de Janeiro não vive mais em uma intervenção federal na área da segurança. Ontem, o governador Wilson Witzel (PSC) participou das cerimônias de posse dos secretários da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda, e da Polícia Civil, delegado Marcus Vinícius de Almeida Braga. Foram anunciados o aumento do patrulhamento e a nomeação de mais 180 profissionais para a Polícia Civil. A intenção é reduzir os índices de violência. Tomara que não sejam medidas que visem só a capital, cheguem também ao interior.
Área de conflito
No ano passado, a intervenção federal só passou pela região uma vez. Foi uma megaoperação, com direito a dois veículos blindados do Exército e um do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) em Guarus. Para inglês ver, nada mais. A área campista conhecida como Faixa de Gaza, e que já foi comparada até com a Síria, continuou com altos índices de homicídio. O novo governo promete ir até a raiz do problema, encarando o tráfico. Em Campos, a guerra entre facções transformou Guarus em uma área de conflito. Aliás, os três homicídios registrados até ontem em Campos foram naquela região.
Polêmica
Após dizer que é “terrivelmente cristã”, a nova ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, voltou a ser protagonista de um discurso um tanto quanto polêmico. Em vídeo que circulou nas redes sociais, a ministra fala em uma “nova era” para o Brasil e prega que meninos devem vestir azul e meninas rosa. Após a repercussão negativa, ela disse que seu objetivo foi, de fato, fazer uma declaração contra a “ideologia de gênero”. Diante de tantos outros assuntos mais pertinentes para o desenvolvimento do Brasil, a cor da roupa de qualquer cidadão deveria ser a menos importante.
Residência oficial
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e a primeira-dama, Michelle, se mudaram ontem para o Palácio da Alvorada. Inicialmente, Bolsonaro disse que gostaria de ficar na Granja do Torto, porém a primeira-dama optou pelo Alvorada. Antes deles chegarem, um caminhão descarregou cadeiras azuis e levou as cadeiras vermelhas. Em nota a Presidência informou que não houve nenhum pedido nesse sentido, mas que as cadeiras azuis eram do acervo original do Palácio da Alvorada e estavam ocupadas em função da posse presidencial. A nota informou, ainda, que as cadeiras vermelhas são reservas e ficarão no depósito.
Agenda
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, afirmou ontem que o presidente Bolsonaro pretende fazer reuniões frequentes com a equipe ministerial. Segundo ele, haverá uma “periodicidade razoável”. De acordo com o general, é o momento para troca de informações e conhecimentos. Heleno disse ainda que a Presidência da República terá um escritório no Rio de Janeiro e fechará o que existe em São Paulo. Segundo ele, a abertura do escritório é natural, lembrando que o ex-presidente Michel Temer mantinha um gabinete em São Paulo, onde tem casa.
Reforma
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-Pop) passará por uma reforma no valor total de R$ 78.925,53. O contrato vale por três meses e foi assinado no início de dezembro de 2018. A empresa responsável pela obra é a Aparaju Ltda. A assistência as pessoas em situação de rua em Campos merece essa atenção visto que ultimamente o número de indivíduos que utilizam as calçadas como moradia é crescente.
Férias
Durante o recesso escolar a Firjan Sesi oferece uma programação especial de colônia de férias, voltada para crianças. Os participantes contam com atividades esportivas, recreativas e artísticas. Há muitas opções de brincadeiras, realização de gincanas, oficinas, cineminha, brinquedos infláveis, entre outros. As inscrições já estão abertas. As atividades acontecem nas unidades de Campos, Macaé, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS