Concursadas de 2008 e 2012 são convocadas em Campos
Aldir Sales 23/01/2019 09:28 - Atualizado em 28/01/2019 16:42
Folha da Manhã
A Prefeitura de Campos publicou, na edição dessa terça-feira (22) do Diário Oficial, a convocação de mais dois aprovados em concursos públicos realizados em 2008 e 2012, o segundo ainda sob a administração de Rosinha Garotinho (Patri). Este é mais um capítulo da novela envolvendo os concursados que não foram chamados pela ex-prefeita. Uma delas precisou acionar a Justiça para assumir o cargo.
Segundo levantamento da Prefeitura, em 2018, foram 112 convocações por ordens do Judiciário e, neste ano, já são dois. Um dos casos é de Adriana Melo de Abreu, que conseguiu uma liminar para assumir uma vaga de pedagoga depois de ter sido aprovada no concurso público realizado em 2012.
Já na outra portaria publicada no DO dessa terça, o prefeito Rafael Diniz também convoca Verônica Rangel Lopes depois do deferimento parcial da Procuradoria-Geral do Município do processo administrativo proposto pela concursada. Ela foi aprovada para o cargo de técnico de enfermagem PSF no processo seletivo realizado em 2008, na gestão do ex-prefeito Alexandre Mocaiber.
O PSF foi suspenso em março de 2008 por determinação da Justiça, que determinou a realização de concurso público. A primeira data marcada foi dia 23 de novembro de 2008. Porém, um dia antes desta data, o juízo concedeu liminar pedida em ação popular impetrada pelo ex-presidente da Câmara de Campos, Edson Batista (PTB). Na época, o município chegou a recorrer e conseguiu derrubar a liminar. No entanto, o concurso foi novamente suspenso.
A realização do concurso só foi liberada no dia 26 dezembro de 2008, por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. No início da sua primeira gestão, a então prefeita Rosinha falou que não iria homologar o concurso.
Porém, somente em 2010, quando Rosinha foi cassada pela primeira vez, é que houve a homologação assinada pelo então presidente da Câmara e prefeito interino Nelson Nahim.
Antes de Adriana e Verônica, a primeira convocada de 2019 foi Eliane dos Santos Machado Muguet, também chamada para o cargo de pedagoga após concurso prestado em 2012. Ela entrou com uma ação civil em 2016 para conseguir a convocação. Em um primeiro momento, o juiz Eron Simas, em exercício na 1ª Vara Cível de Campos, rejeitou o pedido da pedagoga. No entanto, a profissional apelou para a segunda instância e conseguiu a liminar após decisão da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS