Testemunha liga vereador e miliciano
17/01/2019 11:18 - Atualizado em 18/01/2019 16:08
O ex-motorista do miliciano Orlando Curicica, Renato Nascimento dos Santos, o Renatinho Problema, disse à Delegacia de Homicídios do Rio que o antigo chefe se encontrou em pelo menos quatro ocasiões com o vereador carioca Marcello Siciliano (PHS), investigados pelos assassinatos da colega de plenário Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes, em março do ano passado. O testemunho contradiz a versão de Curicica e Siciliano, que falaram anteriormente aos policiais que se conheciam apenas “de vista”.
O depoimento de Renatinho Problema foi inserido num dos 28 volumes do inquérito sobre a morte de Marielle e Anderson. Ele disse à polícia que trabalhou como motorista de Orlando e que tinha a rotina de levar o miliciano a uma empresa e ao apartamento de Siciliano, no Recreio. A empresa seria a Martinelli Imóveis, que de acordo com a Junta Comercial, funciona no mesmo endereço da La Mia Vita Empreendimento Imobiliários, de propriedade do vereador.
Para a polícia, Renatinho, preso no dia 18 de dezembro do ano passado, não era só o motorista de Orlando. Os dois respondem, juntos, a pelo menos quatro inquéritos sobre assassinatos.
Antes do depoimento de Renatinho — que não é considerado suspeito de envolvimento na morte de Marielle e Anderson —, a única evidência que ligava Orlando a Siciliano era a delação de um ex-integrante da quadrilha do miliciano. Ele contou que, em junho de 2017, viu o vereador em um restaurante do Recreio com Orlando. O político teria reclamado de Marielle e pedido ao miliciano para “resolver o problema”.
Em depoimento na Delegacia de Homicídios, Siciliano negou a conversa e disse que não conhecia Orlando, embora pudesse ter apertado a mão do miliciano em algum momento, por causa de sua atividade política.
Orlando foi preso por porte ilegal de arma em outubro de 2017, e, depois da delação da testemunha-chave, acabou sendo transferido para a penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS