Dívida supera receita em Aperibé
17/01/2019 11:15 - Atualizado em 18/01/2019 16:05
Divulgação
Pouco menos de dois meses de ser empossado no cargo, o prefeito de Aperibé, Vandelar Silva (PSDB), declarou nas redes sociais que uma auditoria prévia realizada nas contas do município encontrou uma dívida de R$ 28 milhões, valor maior do que a receita de 2018, de cerca de R$ 27 milhões. Pelas redes sociais, Vandelar pediu paciência para a população.
— São dívidas resultantes de gestões anteriores e que agora nos deixam em dificuldade para fazer um Aperibé melhor. Hospital em estado crítico, ruas esburacadas, frota sucateada são outros problemas que encontramos. Por isso, algumas atitudes se fizeram necessárias para começarmos a cumprir com nossos compromissos. Tenham certeza que esforço não vai faltar. Conto com a oração e a paciência de vocês — disse o prefeito.
Ainda no comunicado, Vandelar relatou que pediu a todos os secretários um relatório completo da situação de cada pasta. “Ao assumirmos a administração da Prefeitura, no dia 23 de novembro de 2018, a primeira atitude que tomei foi delegar aos meus secretários que fizessem um levantamento da real situação que a cidade se encontrava: os resultados foram como mostra esse levantamento prévio”.
A eleição suplementar em Aperibé foi marcada pela Justiça Eleitoral depois que o prefeito eleito em 2016, Flávio Diniz Berriel, o Dezoito (PP), foi cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No final de junho, a Corte manteve a condenação de Dezoito por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio durante a campanha há dois anos. Com a sentença de segunda instância, o TRE também determinou a cassação do mandato e a inelegibilidade pelo período de oito anos.
Segundo as investigações, Dezoito teria distribuído material de construção para a população de baixa renda dias antes do pleito de 2016. Notas apreendidas estavam “com a descrição ‘autorizado 18’, fazendo referência” ao apelido do prefeito.
Desde o afastamento de Dezoito, quem estava interinamente à frente da administração de Aperibé era Virley Figueira, do mesmo partido do ex-prefeito. Virley foi candidato, porém, em função do desgaste, não foi eleito. Ele recebeu 2.648 votos, enquanto Vandelar da Silva sagrou-se vencedor com 3.782 votos.
Vandelar chegou a apresentar candidatura a vice-prefeito na eleição de 2008, porém, o registro foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral antes da votação. Quatro anos depois, já pelo PSDB, o industrial concorreu a prefeito, mas obteve apenas 1.683 votos e acabou derrotado por Dr. Flávio (PSB), que somou 5.781 votos.
Em 2016, voltou a postular a Prefeitura, mas também bateu na trave na disputa com Dezoito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS