Braga Netto comenta a morte de Marielle
11/01/2019 21:22 - Atualizado em 14/01/2019 14:48
O ex-interventor federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, general Walter Braga Netto, disse nesta sexta-feira que ele poderia ter dito quem “acha” que assassinou a vereadora carioca Marielle Franco (Psol) e o motorista Anderson Gomes, em 14 de março do ano passado, mas que preferiu não ter “protagonismo”. As declarações foram dadas pelo militar ao jornal O Globo durante a cerimônia de transferência do comando do Exército, em Brasília.
— Nós fizemos todo um trabalho. Não procuramos um protagonismo. Eu poderia ter anunciado quem a gente acha que foi, ou dito ao (general) Richard (Nunes, secretário de Segurança Pública durante a intervenção, para que o fizesse), mas quisemos fazer um trabalho realmente profissional — afirmou o ex-interventor.
O militar ainda falou que se os investigadores forem mantidos no cargo o trabalho será concluído em breve. “Você viu que está adiantado. Se mantiverem as equipes que estão fazendo as investigações, vão chegar a um resultado em breve”.
A administração do legado permanece até 30 de junho, segundo o ex-interventor. O general não quis comentar o modelo de segurança pública adotado pelo governador Wilson Witzel (PSC), nem se alongar sobre a relação mantida com o governador referente às discussões sobre segurança e intervenção.
Na última terça-feira, quando os assassinatos completaram 300 dias, a viúva da parlamentar, Mônica Benício, declarou que teme pelo esquecimento dos crimes e que as pessoas se acostumem com a ausência caso “a onda de indignação acabe”.
— Com o tempo, a morte dá uma sensação de conformismo. Se a onda da indignação acabar, as pessoas se acostumam com a ausência. Não podemos deixar de cobrar. Quem matou a minha mulher? Quem foi o mandante? Ela se tornou símbolo político, representante de lutas específicas na área de direitos humanos. Ela construía um sonho. Não podem descartá-la simplesmente por ser mulher, negra, pobre e lésbica. Não podemos nos calar — disse. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS