Helicóptero da Polícia Militar cai na Baía de Guanabara
14/01/2019 10:03 - Atualizado em 17/01/2019 15:37
Reprodução - TV Globo
Um helicóptero da Polícia Militar caiu, por volta das 9h desta segunda-feira (14), no Canal do Cunha, que deságua na Baía de Guanabara. O acidente foi na altura da Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio. Um dos quatro da aeronave ocupantes morreu por volta das 11h. O sargento Felipe Marques de Queiroz, 37 anos, ficou 15 minutos preso na cabine submersa e chegou a passar por reanimação a poucos metros do local da queda, mas não resistiu. Outro policial fraturou a perna, e os demais passam bem. Todos foram para o Hospital Central da PM, no Estácio.
Em nota, a Secretaria da PM informou que a Fênix 08 sobrevoava a região reforçando o patrulhamento na Linha Vermelha. "Durante o monitoramento aéreo da via, houve necessidade de fazer um pouso forçado na água", disse. A PM também confirmou que o estado de um dos resgatados "inspira cuidados".
A porta-voz da PM, Claudia Morais, confirmou que estavam no helicóptero dois oficiais e dois praças.
O guia de turismo Gustavo Hungria testemunhou a queda. "Estava voando bem baixo, o helicóptero, quando a gente sentiu que estava acontecendo alguma coisa e ele caiu na água logo em seguida. Não deu para escutar nenhum barulho", conta.
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, divulgou nota de pesar pela morte do sargento. "Manifesto meu mais profundo pesar pelo falecimento do sargento Felipe Marques de Queiroz, em consequência da queda do helicóptero da Polícia Militar, ocorrida hoje na Baía de Guanabara. Presto toda minha solidariedade à família. É mais um herói que deu sua vida em defesa da população do Estado do Rio de Janeiro. Que Deus o abençoe e o acolha. Tenho confiança que as autoridades vão esclarecer as causas do acidente".
A aeronave
A PM confirma que o helicóptero acidentado pertence ao Grupamento Aeromóvel (GAM) da corporação. De acordo com o registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), A Fênix 08 trata-se de um helicóptero modelo esquilo AS 350 BA fabricado em 1998 pela Helibras. O peso máximo de decolagem é de 2,1 toneladas e o veículo voa com um motor turboeixo.
A aeronave pode transportar até cinco passageiros, e o Certificado de Aeronavegabilidade —documento que comprova que uma aeronave está com sua condição de aeronavegabilidade validamente verificada — vai até 15 de janeiro de 2022.
"A aeronave Esquilo Modelo H-350 BA estava com manutenção regularizada. O acidente será apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. O Centro de Criminalística da Polícia Militar também acompanhará a apuração", emenda a nota.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS