Cuidados com a saúde no calor
Camilla Silva 22/01/2019 22:05 - Atualizado em 25/01/2019 18:47
Dias mais longos e mais quentes são um convite para aproveitar ao máximo as horas de sol. Mas com o calor, vem junto a necessidade de prestar atenção na saúde. O médico Luiz José de Souza alerta sobre a importância de tomar cuidados para prevenir as chamadas doenças de verão, como a desidratação e a intoxicação alimentar. A atenção deve ser redobrada com crianças e idosos. Quem também sofre com o calor são os animais domésticos. Durante toda a semana, os termômetros registraram temperaturas acima dos 35°C em Campos e, nos próximos dias, o clima permanece quente, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para hoje, a máxima prevista na cidade é de 34°C, sem chuvas.
— O mais importante é a hidratação. Tem que hidratar muito, beber muita água neste período, e evitar o sol mais forte. Optar por sair, sempre que possível, de manhã ou no fim da tarde, e sempre fazer o uso do protetor solar — explica o médico.
As pessoas também devem prestar atenção nos alimentos consumidos, dar preferência a alimentos mais refrescantes, além de lavar e armazenar os alimentos de forma adequada. “A alimentação deve ser leve e é muito importante que se preste atenção na validade dos produtos. Outra coisa é evitar comidas gordurosas. Ingerir frutas e legumes é fundamental”, afirma Luiz José.
Com as crianças, os cuidados devem ser redobrados. “É preciso que os pais cuidem dos menores. Qualquer febre, é bom procurar o médico, pode ser uma infecção, uma desidratação grave”, afirma.
De acordo com Heloísa Landim, superintendente municipal de Envelhecimento Saudável e Ativo, na velhice, o indivíduo pode apresentar uma menor capacidade de se adaptar à elevação dos termômetros, devido ao processo de envelhecimento. “Deve haver uma maior atenção à saúde para evitar problemas como a desidratação e a hipertermia. Recomenda-se que, no caso dos idosos, não se pode esperar ter vontade de tomar água para fazê-lo”, ressalta.
Arboviroses — O verão é a época em que aumentam os casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a chikungunya e a dengue. “Os primeiros horários da manhã e o fim da tarde, que é justamente quando as pessoas fazem caminhadas, são os preferidos do mosquito. Importe usar repelentes e cobrir pernas e barrigas na hora do exercício”, alerta Luiz José.
Previsão do tempo — As temperaturas altas vão permanecer nos próximos dias, segundo o Inmet. Amanhã, a máxima prevista é de 35°C e a mínima de 23°C. Na sexta-feira, os termômetros variam entre 24°C e 33°C.
Atenção também aos pets em dias quentes
Os animais domésticos também sofrem com o calor. O veterinário Carlos Eduardo Parente afirma que os donos de cachorros e gatos devem ter atenção especial no verão. Os sintomas que servem de alerta são diarreia, vômito, língua roxa e mucosas dos olhos vermelhas. “Se ele estiver ofegante, com a língua para fora, é importante prestar atenção, porque o cão não transpira como a gente. A forma que ele tem de trocar calor é através da boca”, explica. Ele alerta que, em casos graves, o bicho pode até morrer de hipertermia ou asfixia.
Outros cuidados devem ser tomados na hora de sair de casa. “Quem tem o hábito de caminhar com o animal deve dar preferência aos horários mais frescos. Não recomendo o uso de sapatinhos ou meias. Isto tira a sensibilidade na pata tanto do gato quanto do cachorro e ele fica desconfortável. Melhor não sair nesses horários”, defende.
Quando o animal vai para o sol, especialmente para praia ou piscina, é importante sempre levar uma garrafinha de água e um protetor solar, orienta o veterinário. “Se entrar no mar, é preciso dar banho assim que chegar à casa para tirar a água salgada e evitar alguma irritação na pele”.
A preocupação maior também deve ser com a hidratação. A recomendação é trocar a água nos recipientes pelo menos quatro vezes ao dia. “Pode colocar gelo também. Eles gostam muito”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS