Procura pela carteira de trabalho aumenta
18/01/2019 10:03 - Atualizado em 25/01/2019 19:19
Emissão da Carteira de Trabalho
Emissão da Carteira de Trabalho / Supcom Campos
Em apenas dois dias, a superintendência municipal de Trabalho e Renda (SMTR) cadastrou 72 pessoas para emissão da Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O serviço foi retomado nessa quarta-feira (16), no Espaço da Oportunidade, nos altos da rodoviária Roberto Silveira, junto à secretaria de Governo. Em dois anos da gestão do prefeito Rafael Diniz, a SMTR emitiu cerca de 10 mil Carteiras de Trabalho. O serviço foi suspenso em novembro de 2018 por motivo de ordem técnica da Gerência Regional do Trabalho e Emprego, vinculada ao governo federal. O mesmo serviço retornou na Agência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no final de dezembro e até o momento foram emitidas 195 carteiras de trabalho. O sistema esteve inoperante por falta de internet.
— Agora, o trabalhador não corre o risco de perder um novo emprego por falta da Carteira de Trabalho. Logo, assim que o sistema foi liberado pelo ministério do Trabalho, retomamos as atividades — disse o superintendente municipal de Trabalho e Renda, Rogério Matoso.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira. São distribuídas diariamente 30 senhas, a partir das 8h, por ordem de chegada. Mas nesses dois primeiros dias, o atendimento foi ampliado para atender à demanda. Um protocolo é gerado no final do atendimento e o documento é entregue em 15 dias.
Emissão da CTPS — Para a emissão da primeira via, os documentos necessários são os seguintes: CPF, carteira de identidade ou certificado de reservista; certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência. Já no caso de segunda via, são necessários ainda: boletim de ocorrência (furto, extravio ou perda) e comprovação da carteira de trabalho anterior que pode ser feita através de extrato do PIS/PASEP ou FGTS ou do requerimento de seguro desemprego.
Tanto no caso da primeira quanto da segunda via não são necessárias cópias de documentos e fotos 3x4. Basta levar os documentos originais. A Carteira de Habilitação não é aceita como documento de identificação e para fotos é preciso estar com blusa de manga e sem estampas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS