Gabriel O Pensador no Farol
11/01/2019 18:03 - Atualizado em 14/01/2019 14:40
Divulgação
Neste sábado (12) à noite, Gabriel O Pensador fará show gratuito na Praia do Farol de São Thomé, em Campos, a partir das 22h. O espetáculo integra a programação do projeto Sesc Verão/Alô, realizado pelo Sesc RJ e a Prefeitura de Campos, Norte Fluminense. Trata-se de uma intensa programação de verão com atividades de esporte, lazer, cultura e recreação que vão agitar o balneário até 24 de fevereiro.
Pioneiro do movimento hip-hop no Brasil, Gabriel O Pensador mostra no show que celebra seus 25 anos de carreira que é muito mais do que rapper. É compositor, músico, contador de histórias e, acima de tudo, um comunicador. No repertório está o novo sucesso “Tô feliz (matei o presidente 2)” e clássicos como “Retrato de um Playboy” (1993), “2345meia78” e “Cachimbo da paz” (1997), “Astronauta” (1999) e “Até Quando” (2001), além de canções de seu último trabalho, “Sem Crise”. Entre elas, ”Surfista Solitário”, versão para o sucesso “Solitário Surfista”, de Jorge Ben Jor, e “Linhas tortas”, música que conta sua trajetória, das redações que escrevia nos tempos de escolar até se tornar “O Pensador”.
Gabriel iniciou sua carreira em 1992, ao lançar uma fita demonstrativa com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, grande sucesso nas rádios num momento em que o país passava pelo processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. No ano seguinte, lançou seu primeiro CD pela Sony Music e venceu o Prêmio da Música Brasileira na categoria Revelação Masculina de Pop Rock.
Ao longo da carreira, foram milhões de cópias vendidas com oito discos: “Gabriel O Pensador”, “Ainda é só o começo”, “Quebra-cabeça”, “Nádegas a declarar”, “Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo)”, “MTV ao vivo”, “Cavaleiro Andante” e “Sem Crise”; mais o DVD “MTV Ao Vivo”.
Além do trabalho desenvolvido na música, Gabriel O Pensador lançou, em 2001, o livro autobiográfico “Diário Noturno”. Quatro anos mais tarde, foi a vez de “Um Garoto Chamado Rorbeto”, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 2006 e vem sendo usado em escolas em trabalhos contra o bullying. Torcedor fanático do Flamengo, escreveu também “Meu Pequeno Rubro-Negro”, lançado em 2008, ganhando uma versão especial no ano seguinte, alusiva ao hexacampeonato brasileiro conquistado pelo clube.
Gabriel é ainda um ativista social, tendo como projeto o “Pensador Futebol”, que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar. Junto ao ex-jogador Luis Figo e o técnico Luiz Felipe Scolari, comanda também o projeto, e junto de Luís Figo e Luiz Felipe Scolari comanda o projeto ”Dream Football”, que dá a oportunidade de os participantes serem contratados por equipes profissionais através de vídeos publicados na internet. Outro projeto encabeçado pelo artista é o “Pensando Junto”, que ajuda crianças carentes da Rocinha.
Mais atrações — Antes de Gabriel O Pensador subir ao palco, a Arena Show Farol será animada por um DJ, às 20h. A banda Vibe Mix se apresentará a partir da meia-noite. Domingo, destaque para a final do concurso Garota e Garoto Farol, das 15h às 21h, com direito a show da cantora Larice Barreto e apresentação do DJ Luciano Lemos. O evento tem apoio da Folha da Manhã. Também estão confirmadas outras atrações culturais gratuitas ao longo do fim de semana, como exibição de filme, apresentação circense, oficina, dança com o grupo Ragha e o Verão para Cristo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS