No Açu, missa e procissão na festa de Santo Amaro
15/01/2019 08:15 - Atualizado em 15/01/2019 08:16
Santo Amaro
Santo Amaro / Reprodução
Da Baixada Campista a devoção a Santo Amaro chega a Praia do Açu. Hoje, dia do Padroeiro da localidade sanjoanense, a programação terá missa às 19h, seguida de procissão. Legado dos monges beneditinos presentes na região desde 1648, a devoção a Santo Amaro tem forte presença em toda a região. “São quase quatro séculos de presença monástica em Campos e região. Nos primeiros séculos, os religiosos ajudaram a colonizar extensa região nos municípios de Campos e São João da Barra. Construíram igrejas e implantaram a fé católica nestas cidades e ajudaram o desenvolvimento cultural e religioso de suas populações”, destaca Ricardo Gomes, historiador e pesquisador da cultura religiosa.
Maria Therezinha Barreto Nunes, 70 anos, exalta a importância da festa no Açu. Ela conta que a primeira capela destinada à Santo Amaro construída no Açu ficava à beira-mar, sendo construída por Manoel Corrêa e Dona Lili. Com o passar do tempo e a erosão provocada pelo mar, a antiga capelinha entrou em risco de desabar. Com isso, foi construída a atual, localizada ao lado da residência de Dona Bentinha, hoje atuando como guardiã da capela.
O jovem Rafael Nunes, 16 anos, diz que se alegra por participar das celebrações. “A festividade é feita com muita devoção pela comunidade, toda tradição de anos se renova na fé. Tenho muita alegria em servir como cerimoniário na igreja, junto ao meu irmão Gabriel e toda minha família”, revela Rafael.
Lembrando que Santo Amaro era amigo próximo de São Bento e co-fundador da obra beneditina, padre Alfredo Rosa Borges salienta sua importância no processo de evangelização da comunidade, através de uma festa celebrada com entusiasmo e fervor pela população católica do Açu e comunidades vizinhas. “Com grande alegria, esperamos uma participação expressiva dos fiéis devotos do glorioso amigo e irmão de São Bento. Servimo-nos do presente depoimento para convidar a todos e dar-lhes as boas vindas”, finaliza padre Alfredo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Antunis Clayton

    [email protected]