Frutas secas: vilãs ou heroínas?
- Atualizado em 25/01/2019 06:58
googlesearch
O consumo de frutas secas tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente entre aqueles que buscam alternativas saudáveis para pequenas refeições. 
Pois bem, as informações sobre esses alimentos desidratados são controversas.
Segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, seriam alimentos saudáveis em pequenas quantidades, pois fornecem polifenóis antioxidantes, fibras e micronutrientes.  
Já a Sociedade Internacional de Endocrinologia considera um alimento que pode elevar a glicemia de forma abrupta e deve ser consumido com cautela, principalmente por diabéticos. 
Alguns fatos:
_Frutas secam são desidratadas, obviamente o peso seco se eleva, assim como as fibras (cerca de 3 x mais que o alimento in natura);
_As vitaminas são em grande parte perdidas, principalmente a vitamina C, devido ao processo de secagem;
_A carga calórica não é baixa, uma vez que retira-se água e concentra-se a frutose;
_A saciedade não é maior segundo alguns creem, basta comparar a saciedade que 10 uvas fornecem com a de dez uvas-passa;
_Alguns produtos são cristalizados com açúcar (!)...sem comentários...
Considerando os fatos, são sim alimentos saudáveis, desde que consumidos com moderação e por pessoas que não tenham restrições ao seu uso. 
Todavia, a concentração de açúcares é alta, pela perda de água. Abaixo temos o percentual de açúcares (glicose e frutose) nos frutos secos mais consumidos:
Passas: 59%.
Tâmara: 64–66%.
Ameixa: 38%.
Damasco: 53%.
Figo: 48%.
Dessa forma, o consumo exagerado pode trazer risco de ganho de peso, desordens cardíacas e de diabetes tipo II...
Me lembrei de uma paciente, que adorava uvas-passa. Ela consumia cerca de 80 gramas 3 vezes ao dia. Expliquei que cada porção dessas equivalia a um cacho de uvas...em um mês ela consumia uma parreira de uvas...    
AH sim...alguns produtores adicionam sulfito como conservante e pessoas sensíveis podem apresentar enxaquecas, erupções de pele, dores de estômago e crise de asma após a ingestão. 
Assim como as oleaginosas, os fungos podem crescer muito bem obrigado em frutos secos e trazer contaminações graves, como por aflatoxina...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]