Viroses de Verão
19/01/2019 09:57 - Atualizado em 19/01/2019 10:23
Praticamente todos nós já nos deparamos com o diagnóstico clássico de VIROSE. Em muitos casos a nosso contragosto, uma vez que não há um parecer preciso.
Infelizmente essa situação deve prosseguir por muito tempo, já que as chamadas 'viroses' englobam um número considerável de quadros infecciosos, de difícil isolamento. 
No verão particularmente, temos aumento na incidência de quadros virais e bacterianos associados a gastroenterites.
As gastroenterites virais (como por rotavírus) ou não, são na imensa maioria contraídas por via fecal-oral, ou seja, ingere-se microorganismos de origem intestinal... Sinistro, diria meu filho caçula. Mas é a verdade. 
A maior dica de prevenção ainda é a mesma, que sugeria insistentemente Dr. Otto Bier (um dos maiores microbiologistas que este apaís já viu) já na década de 80: lavar as mãos (sabão, álcool em gel, etc)!
Claro que higienizar adequadamente alimentos com hipoclorito (uma colher de sopa para 1 litro de água por 15 minutos) reduz em muito o risco de gastroenterites, mas as nossas mãos teimam em tocar em "tudo" e acabam indo à boca, vez ou outra. 
Importante que em casos de diarreias agudas, não se utilize constipantes como loperamida, pois pode agravar muito o quadro infeccioso.
O ideal é hidratação com isotônicos se necessário, muita água, tentar mantar a alimentação e aguardar o curso da infecção se encerrar. Alimentos constipantes como caju, cenoura, goiaba, podem ser interessantes na redução da perda de eletrólitos. 
E em caso de diarreia, não se exponha ao calor, o quadro irá piorar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]