Atafona celebra Nossa Senhora dos Navegantes nesta semana
28/01/2019 17:34 - Atualizado em 30/01/2019 17:11
A praia de Atafona está em festa nesta semana. As homenagens são dedicadas à padroeira dos pescadores, Nossa Senhora dos Navegantes, celebrada desde o antigo Pontal. As atividades religiosas acontecem de quarta-feira (30) até sábado. Já na parte recreativa, os eventos acontecem de quinta-feira (31) até sábado.
A programação religiosa começa na quarta com Ladainha às 18h e, logo depois, o Santo Terço. Neste primeiro dia do Tríduo em preparação para festa, às 19h, acontece na capela, que fica na localidade da Baixada, a Celebração da Palavra. Na quinta, o segundo dia do Tríduo conta com as mesmas atividades religiosas realizadas no dia anterior — nos mesmos horários.
Já na sexta-feira (1), às 16h, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, a mesma que ficava na capelinha do antigo Pontal, será levada até o Píer do Pescador. De lá, seguirá em uma escuna até a foz do Paraíba, de onde será levada de volta à atual capela. Mais uma vez, às 18h, acontece a Ladainha, seguida de Terço e Celebração da Palavra.
No sábado, dia da Padroeira dos Pescadores, a programação começa bem cedo, com Alvorada às 6h. Já às 18h30 será celebrada a missa solene (campal). Logo depois, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes percorre as principais vias públicas da praia de Atafona. Na chegada, acontece a cerimônia de coroação e uma queima de fogos encerra as atividades religiosas.

Programação recreativa

As atividades recreativas da festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontecem de quinta a sábado. No primeiro dia, além de várias brincadeiras para as crianças, às 22h tem show com Jadson Loureiro. Na sequência, o som fica por conta de Odilei do Forró.
Na sexta-feira, tem mais brincadeiras para as crianças durante todo o dia. À noite, Anderson Santos e Banda se apresentam às 22h. Logo depois será a vez de Xandão do Forró. No sábado, às 21h, tem show de calouros. Em seguida, a Banda FX, com Fabrício e Ariana, faz o show de encerramento da tradicional festa. O evento conta com apoio da Prefeitura de São João da Barra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]