Ponte da Integração fora das prioridades de Witzel
04/01/2019 16:14 - Atualizado em 04/01/2019 20:38
Ponte da Integração
Ponte da Integração / Antônio Leudo
A saga da Ponte da Integração, entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, parece ainda mais distante do fim. O governador Wilson Witzel (PSC) divulgou as prioridades para os 100 e 180 dias de governo, como publicou o jornalista Aldir Sales no blog De Fato. Para a região, estão listados o Terminal Portuário de Macaé (Tepor) e estudos para concessão da RJ 106, a rodovia Amaral Peixoto (Macaé-Rio das Ostras-Região dos Lagos). A conclusão da Ponte não está na relação. Nesta sexta-feira (4), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou “que as equipes estão empenhadas para viabilizar a conclusão das obras dentro do cronograma previsto (março/2019)”.
Com pedra fundamental lançada em junho de 2014, pelo então governador Luiz Fernando Pezão (MDB), e orçamento inicial de R$ 105,7 milhões, a ponte da Integração, que teve a obra paralisada diversas vezes, terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em SJB e quatro em SFI. A ponte vai encurtar em 80 quilômetros a distância entre a sede dos dois municípios.
No ano passado, Pezão chegou a prometer o término da obra para novembro. Depois, adiou para dezembro. O ex-governador foi preso no fim de novembro pela Lava Jato e não chegou nem perto da conclusão.
O projeto em andamento substitui o original, da ponte João Figueiredo, que teve início em 1981, mas foi paralisado em 1985, cinco anos antes da extinção do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), no governo Fernando Collor. Matéria divulgada no site da Prefeitura de SJB em 2013 informava que na estrutura antiga “eram 7 quilômetros de viaduto passando em uma área que fica totalmente alagada no período de cheia do Paraíba do Sul e a construção de um dique para determinados trechos seria inviável pela questão ambiental”.

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    Arnaldo Neto

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