Ação para ampliar a igreja do distrito de Baixa Grande
08/12/2018 17:36 - Atualizado em 13/12/2018 15:35
Cultura Campos - Igrejas
Durante as comemorações dos 70 anos de construção da Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Baixa Grande, foi lançada a campanha para a ampliação da igreja. As obras serão iniciadas no começo do próximo ano e as expectativas são da conclusão durante a festa da padroeira, em novembro. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com a Secretaria Paroquial pelo telefone 2721-6339.
A ampliação, segundo informação do Padre Carlos Augusto Duncan, é uma necessidade urgente. A igreja foi construída pelo monge beneditino dom Bonifácio Plum.
— Durante todos esses anos os monges beneditinos estiveram à frente das comunidades da Baixada Campista até que em 2002 foi erigida, pelo bispo diocesano D. Roberto Gomes Guimarães, a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, tendo como primeiro pároco o padre Gilberto Araújo Alvim. Desde então, alguns anexos foram construídos ao redor da Igreja, o povo de Deus foi crescendo, mas o templo, propriamente dito, sofreu poucos acréscimos — explica padre Carlos Augusto.
A obra de ampliação está sendo organizada pelo Almir José Neto, que juntamente com o padre Carlos Augusto Duncan Franco, idealizou o projeto da nova matriz. Padre Carlos Augusto informa que o projeto vai preservar a historicidade do prédio, que tem sua importância no caminho de Santo Amaro. A fachada da Igreja será reconstruída e contará com um revestimento aplicado com os tijolos da fachada antiga.
— Uma vez que a comunidade continua em crescimento e a unidade das comunidades está se fazendo cada vez mais uma realidade de testemunho da vida cristã, muitas de nossas celebrações festivas e solenes ocorrem na igreja matriz, a qual já não comporta o número de seus filhos. Tendo em vista as necessidades atuais da igreja local, lançamos o projeto de ampliação da Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças para que o povo de Deus possa celebrar a fé com mais acolhimento e mais dignidade — disse o padre.
As obras terão início no próximo ano, em comemoração aos 70 anos da construção da igreja atual e toda a comunidade está se empenhando para isso. Padre Carlos Augusto está fazendo convite a toda comunidade para que possa contribuir para a ampliação da matriz.
A Igreja de Nossa Senhora foi elevada à paróquia, em 2002, recebendo toda a documentação da extinta paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Bento que funcionava no Mosteiro de São Bento. Um legado dos monges beneditinos que está completando 370 anos de presença na Baixada Campista. Dom Bonifácio Plum, além da construção da igreja de Nossa Senhora das Graças, construiu o Colégio Santa Terezinha, educandário que formou gerações de professores na região.
— Em 370 anos de presença os monges beneditinos construíram um importante legado de fé e cultura. Celebrar os 70 anos é um dever de toda a comunidade — observa o jornalista Ricardo Gomes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS