Campos tem a 3ª maior nota do país em Acesso à informação pela CGU
13/12/2018 18:25 - Atualizado em 13/12/2018 19:06
Campos acaba de se destacar no ranking nacional de Estados e Municípios do Escala Brasil Transparente, registrando a terceira melhor nota do país pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). O programa do governo federal, realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), avalia a transparência e acesso à informação de todos os Estados e municípios brasileiros acima de 50.000 habitantes.
O município saltou 761 posições e lidera o ranking do interior do Estado do Rio.
Em 2016, na 3ª avaliação do Escala Brasil Transparente, realizada em 2016, Campos obteve a nota 3,33. O novo resultado - divulgado nesta quarta-feira (12), durante evento de comemoração do Dia Mundial de Combate à Corrupção, na sede do Ministério Público Estadual, no Rio de Janeiro - Campos recebeu a nota 9,7 na escala de 0 a 10 pelo SIC - Serviço de Informação ao Cidadão.
- Este reconhecimento se deve a diversas ações realizadas pelo governo Rafael Diniz para facilitar o acesso da população às informações da Prefeitura de Campos; em destaque, a publicação da regulamentação do acesso à informação, a implementação do e-SIC e o novo Portal da Transparência, lançado pelo prefeito em junho de 2017, que apresenta informações detalhadas sobre os gastos públicos e investimentos de toda a gestão municipal, com linguagem clara e de fácil acesso ao cidadão. Além disso, implementamos diversos dispositivos inovadores, como acessibilidade, atualização em tempo real, manual de navegação, dados abertos e responsividade para acesso em qualquer aparelho. O governo também aprimorou o trabalho das Ouvidorias e, pela primeira vez na história do município, adotou o Orçamento Participativo, que permite ao cidadão sugerir ações e projetos, participando das decisões do governo - complementa a secretária Marcilene Daflon.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]