Presidente da Câmara de Niterói assume prefeitura após prisão de Rodrigo Neves
- Atualizado em 10/12/2018 09:37
Presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira (Solidariedade) assume a prefeitura do município após a prisão do prefeito Rodrigo Neves (PDT-RJ) na manhã desta segunda-feira. O vice-prefeito Comte Bittencourt (PPS) renunciou ao cargo em dezembro do ano passado. Neves foi preso na manhã desta segunda-feira por policiais civis. A operação, batizada de Alameda, é um desdobramento da Operação Lava-Jato no Rio. 
 Além de Rodrigo Neves, foram presos o ex-secretário municipal de Obras do município Domício Mascarenhas de Andrade e os empresários João Carlos Félix Teixeira, presidente do consórcio TransOceânico e sócio da Viação Pendotiba, e João dos Santos Silva Soares, presidente do consórcio Transnit e sócio da Auto Lotação Ingá. O grupo é acusado de integrar uma organização criminosa para a prática dos crimes de corrupção ativa e passiva.
 Vice #sqn:
Comte Bittencourt deveria exercer hoje o cargo de vice-prefeito em Niterói, na Região Metropolitana, sua base eleitoral. Porém, uma manobra articulada na cidade fez com que ele, apesar de eleito, nunca tenha exercido o cargo, ao qual renunciou definitivamente em dezembro do ano passado.
Comte não tomou posse ao lado de Rodrigo Neves em janeiro de 2017. Um decreto legislativo, aprovado por ampla maioria (17 dos 21 vereadores), adiou a posse para 31 de dezembro de 2017. A justificativa usada para isso foi a decretação de calamidade financeira do estado, enquadrada como motivo de força maior para atender o que estabelece a Lei Orgânica do município.
Com a renúncia de Comte para assumir o posto de vice-prefeito, a cidade perderia um de seus deputados. O decreto permitia que Comte assumisse o cargo ao longo de 2017, caso desejasse.
 Em dezembro de 2017, um mês após a delação de Renato Pereira vir a público, Comte Bittencourt renunciou formalmente ao cargo de vice-prefeito, permanecendo como deputado estadual.  
 
(Fonte: O Globo)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]