Morre a educadora Rita Chardelli, fundadora da Escola João e Maria
03/12/2018 23:04 - Atualizado em 04/12/2018 08:44
Texto do jornalista Antônio Filho:
A professora e psicopedagoga Rita Chardelli, 60 anos, faleceu, na noite desta segunda-feira (3), em um hospital da cidade. Rita fundou, há 37 anos, a Escola João e Maria, conhecida pelo trabalho pioneiro da inclusão de crianças com necessidades especiais, em suas turmas. Tia Rita – como carinhosamente sempre foi chamada – deixa o marido Marcos e os filhos Raphael e Carol. O velório será nesta terça-feira (4), no cemitério Campo da Paz e o sepultamento previsto para as 11h.
Formada em Pedagogia pela antiga Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), a professora fez, por décadas, parte do corpo docente da instituição. Em sua carreira, a educadora se dedicou a estudar a melhor forma de trabalhar com crianças portadoras de deficiências físicas. Antes excluídos de muitas escolas, pequenos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Hiperatividade, encontraram, no trabalho de Rita, uma oportunidade de estudar junto de outras crianças, em sua escola.
No período entre 2009 e 2013, quando Joilza Rangel atuou na secretaria de Educação de Campos, Rita respondeu pela direção do Departamento Multiprofissional, trabalhando com a inclusão nas escolas da rede municipal. Na Coordenadoria Estadual de Educação, atuou na coordenação Pedagógica. Rita foi, também, professora de Artes do Liceu de Humanidades de Campos. Outra ação importante de sua jornada, foi a atuação Conselho Municipal de Educação.
Na condução de sua escola, Rita sempre dizia que não tinha funcionários e sim parceiros. Em fevereiro de 2017, o colégio ganhou nova sede, na rua Conselheiro Thomás Coelho, 32. As modernas instalações eram um sonho antigo da professora.
– Nossa escola é uma festa constante, pois sempre estamos pensando em novidades, para que as crianças viagem com a gente, construindo um amplo pensamento sobre espaço e tempo. Fazemos uma educação voltada para o lúdico – disse Rita, em 2017, durante entrevista concedida ao canal Plena TV, do Grupo Folha de Comunicação.
Mãos de Mães – Em 2015, Rita criou, com algumas amigas, o projeto Mãos de Mães, com cerca de 17 integrantes, todas professoras. Nas reuniões, sempre realizadas na Escola João e Maria, as senhoras se reuniam para confeccionar peças de enxoval para grávidas com baixa renda, além de toucas para pacientes oncológicas.
– Em nossos encontros, tecíamos sonhos e solidariedade. Sempre cantávamos e rezávamos, antes e depois dos trabalhos. Foram tardes incríveis. Rita era nossa referência, deixando um legado de dedicação à educação e aos deficientes – relembrou, por telefone, a vereadora Joilza Rangel, que trabalhou com Rita por mais de 20 anos.
Atualização no texto.
 
 
Foto: Antônio Filho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]