O que é Preciso para ser um Sniper de Verdade
26/12/2018 20:17 - Atualizado em 26/12/2018 21:40
EXCLUSIVO PARA ESTE BLOG
Por Marco Antônio Souza-Assombroso
 A resposta é muito subjetiva: pode durar poucos meses ou muitos anos para obter-se um caçador (sniper) completo e talvez nem mesmo com excelente FORMAÇÃO, OBTÉM-SE um grande profissional. Em tese, ele estaria pronto no dia da ‘brevetação’; na prática, isso só ocorrerá dentro da cabeça do próprio caçador - à uma fração de segundo antes dele acionar o gatilho e uma vida inteira depois.
 
Há dois tipos de pessoas capazes de matar em quaisquer condições de temperatura e pressão, sem alterar significativamente o batimento cardíaco: o psicopata e o caçador. AMBOS VISUALIZARÃO o rosto do seu alvo antes de lhe tirar a vida, MAS APENAS O CAÇADOR COMPLETO manterá tudo em ordem dentro da cabeça APÓS ESSE ATO.
 
É da natureza animal a resistência ao ato de matar intraespécies (entre semelhantes), e o Homem não foge a esse modelo natural, sendo assim, PARA MINIMIZAR A POSSIBILIDADE DA NEGAÇÃO DE FOGO, é imprescindível que, além do treinamento, o caçador seja submetido à um condicionamento específico.
 
O curso de Caçador de Operações Especiais do Exército Brasileiro é levado a cabo dando ênfase a esse particular. Isso é fácil de explicar: podemos treinar um atirador talentoso e até levá-lo à um nível de pódio olímpico, e ainda assim ele jamais estar preparado para matar, inclusive em legítima defesa, pois não fora condicionado para tal.
 
Com efeito alguém pode lograr o primeiro lugar NESSE CURSO DE ELITE E, AINDA ASSIM, SE acionado para uma missão real, negar a abertura de fogo, ou mesmo não permanecer em condições psicológicas de executar um segundo tiro letal.
 
Não se trata de preciosismo, mas na verdade o caçador só estará completo após ter cumprido todos os pré-requisitos e devidamente treinado/condicionado, FOR testado positivamente (MATAR) em uma situação real, mantendo-se equilibrado psicologicamente após todo o processo. Fora desse quadro ninguém nesse mundo poderá afirmar que atrás daquela coronha há (ou não há) um caçador de verdade.
*Sargento da Reserva do Exército Brasileiro, Comandos & Forças Especiais, Caçador ( como são chamados no Brasil o que os norteamericanos chamam de Sniper). Marco, codinome Assombroso, é considerado por especialistas um dos maiores atiradores de elite do mundo. 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]