Crianças com Dificuldades de Aprenderem
- Atualizado em 09/12/2018 11:24

O papel da família e dos professores na educação frente às crianças com dificuldades de aprendizagem

Artigo de Sandra Dias
A dificuldade de aprendizagem é algo que preocupa a todos os envolvidos no processo educativo, professor e família, como não poderia deixar de ser, cada um dentro de sua visão, na busca de vencer está demanda.
 
O professor é um profissional do conhecimento formal, a família possui suas características físicas, hereditárias, os laços afetivos com seus anseios, que são responsáveis pelos valores e culturas existentes no núcleo social familiar com uma educação não sistematizada.
A escola é a família assumem a sua função com certeza dos esforços da educação, do processo ensino aprendizagem, revelando melhores resultados. Além dessa proposta, é necessário o apoio político de justiça social, o compartilhamento de bens sociais, culturais, epistemico e naturais.
A família é a célula fundamental para o desenvolvimento do ser humano dos futuros cidadãos e profissionais, ambas têm a responsabilidade no desenvolvimento do ser com reciprocidade, o qual é importantíssimo para o desenvolvimento da um mundo com visão holística, humana.
Escola e família são parceiros na construção e transformação de um mundo melhor, só assim haverá ensino: se as dificuldades de Aprendizagem forem minimizadas.
A família é a escola são o elo fundamental para o ser humano, num mundo em constante transformação que exige pessoas capazes e com uma educação emocional. A educação exigida para este mundo em mutação requer dedicação, vontade política, ideológica, com esforço de todos os lados para que haja soluções e resultados.
A escola não é princípio de transformação das coisas, porém ela faz parte de uma rede complexa de instituições sociais e acadêmicas e de prática culturais. Ela está inserida nesta complexidade de rede, entretanto, é preciso um trabalho diário, com profissionais qualificados e com visão de mundo.
Família e escola têm papéis sociais específicos, cabendo a família de cuidar, e a escola o da sistematização pelo ensino acadêmico.
A forma como a família reage perante as dificuldades acadêmicas poderá prejudicar ou ajudar no desenvolvimento. Há necessidade de um diagnóstico de uma equipe multifuncional se está criança tem uma dificuldade acadêmica ou se é um caso de baixo rendimento escolar ou uma manifestação de uma dificuldade familiar.
É importante sensibilizar as famílias para os aspectos da responsabilidade com o individual e o coletivo, a necessidade de saúde, nutrição, desenvolvimento psuciafetivi e as relações interpessoais num clima de respeito mútuo; se possível, um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para ajudar, com um núcleo de atendimento em cada bairro do município.
 *Sandra Dias-Palestrante, Pedagoga, Mestre e Doutora em Ciências da Educação
 
 

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