Açaí é uma opção saudável ?
16/12/2018 08:01 - Atualizado em 17/12/2018 06:59
shopdelivery
O açaí é uma palmeira muito comum nas áreas de várzea amazônica e, ao contrário do que muitos pensam, é encontrado em vários países como Venezuela, Equador e Guianas. 
A palmeira do açaí fornece um palmito de boa qualidade e o fruto é muito apreciado, seja na forma de pirão salgado, sucos ou sorvete. Esta última apresentação é a mais difundida no Sudeste e Sul do Brasil. 
Que o açaí na forma de sorvete é rico em vitaminas e apresenta uma fonte de calorias concentradas todos sabem. No entanto, o fruto do açaí não é doce e o produto que consumimos rotineiramente nas lanchonetes é uma pasta congelada de açaí, adoçada e adicionada de conservantes e emulsificantes para adquirir a textura de sorvete após batido.
A adição de xarope de guaraná torna as coisas mais complicadas, uma vez que trata-se de um concentrado de açúcares (principalmente frutose) e que apresenta séria relação com esteatose hepática (gordura no fígado) e obesidade.   
Para os amantes do tão palatável "açaí de tigela" as nossas dicas são simples:
_Observe a composição nos rótulos, pois existem produtos no mercado contendo apenas a polpa do fruto batido com água;
_A cor do açaí (roxa) vem de antocianinas, corantes naturais com importante efeito antioxidante (combate aos radicais livres). Dessa forma, os produtos mais escuros e que tingem os lábios de roxo, são os mais concentrados nessas substâncias benéficas.
_Tente adoçar o açaí com xilitol ou stévia e bata com bananas bem maduras (e doces), dispensando o uso de xarope.
Nesse "sol-de-matar-camelo" em que se descortina este verão, um açaí bem feito é uma excelente opção para crianças, jovens e idosos, mesmo diabéticos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]