Operação fecha área conhecida como lixão em SJB
18/12/2018 20:13 - Atualizado em 18/12/2018 20:40
Um espaço da Prefeitura de São João da Barra, que é conhecido como o antigo lixão e seria utilizado pela empresa União, na estrada do Imbaíba, foi interditado na manhã desta terça-feira (18) durante uma operação que contou com a participação do Ministério Público (MP) Estadual, da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MP), Instituto Estadual do Ambiental (Inea) e as Polícias Civil e Ambiental. Foram constatadas irregularidades como a não apresentação de licenças e o acúmulo de lixo hospitalar, o que configura crime ambiental. Dois caminhões e uma máquina que estavam no local foram apreendidos.
A primeira diligência foi realizada no local em fevereiro deste ano, pela Polícia Ambiental. Na ocasião, foram checadas irregularidades: as instalações não respeitam as normas ambientais. Foi feito registro na 145ª Delegacia de Polícia, que resultou na abertura de um inquérito. No decorrer do processo, foram feitas outras diligências, pelo Inea e pelo MP, que confirmaram a continuidade das irregularidades.
O lixão é utilizado somente como espaço para compactar resíduos, que são recolhidos na cidade, passam pelo local e são levados para um aterro em Conselheiro Josino, em Campos. Os caminhões responsáveis pelo transporte para o aterro foram apreendidos.
Em nota, a Prefeitura informou que “não há depósito de lixo e, sim, área de transbordo — transferência da coleta para a Central de Tratamento de Resíduos no município de Campos dos Goytacazes. Não havendo, portanto, permanência do lixo no local, sendo ele transportado em sua totalidade diariamente para o aterro legalizado”. Diz ainda que “o município ainda não foi notificado de qualquer interdição e está apurando os fatos por meio da secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e Procuradoria-geral junto aos órgãos de fiscalização”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]