Morador de Campos vai a pé para o Rio em busca de emprego
18/12/2018 10:24 - Atualizado em 18/12/2018 10:36
Por Larissa Muylaert, do jornal Extra (aqui):
Um morador de Campos dos Goytacazes caminhou 275 km até o Rio de Janeiro em busca de um emprego para dar melhores condições de vida para a sua família. Alex de Souza Paixão, conhecido como Alex Negrão, de 37 anos, mora em um conjugado com seus três filhos e demorou cinco dias para chegar no Rio. Com a esperança de conseguir ajuda das pessoas, ele torce para que seu esforço seja recompensado. 
Ao ser questionado sobre pegar carona pela estrada, ele diz que faz tudo pelos filhos e que essa não é a sua primeira caminhada. Da última vez, foi até o pedágio de Campos em busca de uma nova oportunidade. Alex é auxiliar de serviços gerais e diz que não tem medo de trabalho: "meu único medo é não deixar nada para os meus filhos".
— É muito triste para um pai não conseguir dar coisas básicas que meus filhos precisam. Fui deixado pela minha mulher, então eles só dependem de mim. Já passamos por muita necessidade, não tinha o que comer. Mas eu não desisto. — conta emocionado.
De acordo com Alex, a falta de emprego em sua cidade é assustadora. Apesar de ter estudado somente até a 4ª série, ele afirma que não quer essa realidade para os filhos e que luta para que eles estejam sempre na escola. Sua filha de sete anos sonha em ter uma mochila da Galinha Pintadinha para levar o material escolar.
Sobre a trajeto até o Rio, ele conta que a estrada é dura e que passou mal em um trecho. Um casal se ofereceu para pagar uma hospedagem para ele. No dia seguinte, levantou cedo e continuou a caminhada. Com apenas R$ 60, Alex sobreviveu à empreitada e ao chegar no Rio foi acolhido por Andréia de Oliveira Nunes, de 47 anos. A técnica em enfermagem viu a sua história em uma publicação no Facebook e se solidarizou.
— No início achei que fosse mentira. Não acreditei que um pai faria isso por um filho até ver um vídeo pedindo ajuda e abriguei ele na minha casa em Santa Tereza — conta Andréia.
Apesar de não conhecê-lo, ela quis ajudar porque declara que ninguém merece dormir na rua por um motivo tão nobre.
— Não posso fazer mais por ele, mas espero que ele siga o caminho e encontre coisas boas. Estou fazendo a minha parte, porque tem que ter muita disposição para encarar esse desafio — desabafa.
Alex segue em busca de emprego para que ele consiga dar uma vida melhor aos seus filhos.
— Eu nunca pensei que fosse passar por isso. Tentei inúmeras vezes, mas sei que ainda vou conseguir. Mesmo que seja difícil, a gente consegue. Só peço que me ajudem. Não sei como irei voltar para Campos ainda, mas algo bom irá acontecer — desabafa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]