Samba com religião dá polêmica em SJB
13/12/2018 15:47 - Atualizado em 13/12/2018 15:58
Escola de samba anunciou enredo para 2020
Escola de samba anunciou enredo para 2020 / Reprodução/Facebook
Polêmica dá samba...
São João da Barra é uma cidade que gosta de polêmica. E isso envolve política, futebol, religião e, claro, não fica de fora o carnaval. A tradicional escola de samba Chinês apresentou no último domingo o samba-enredo para a folia em 2019 e aproveitou para inovar, trazendo o enredo do carnaval 2020. Só que a escolha causa conflitos entre alguns sambistas e católicos devotos de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Atafona. O enredo é “Um mar de fé”, slogan que é usado pela Irmandade da padroeira, nas festas, ao menos desde 2005. A imagem oficial traz ícones relacionados a Atafona e, no centro, a imagem de Nossa Senhora da Penha.
...com religião
O enredo e a santa na imagem que foi divulgada pela escola de samba levam a crer que será uma homenagem a maior devoção mariana da região. Porém, não há como confirmar sem ter acesso à sinopse. Pode ser uma homenagem a Atafona, de maneira geral, e só citando a padroeira entre outras crenças para justificar o “mar de fé”. No ano passado, a escola Unidos de Vila Maria, de São Paulo, trouxe o enredo sobre os 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Para fugir das polêmicas, e se adequar aos preceitos religiosos, a Vila Maria evitou a nudez, aboliu erotismos e teve de dispensar a figura da “rainha de bateria”.
Publicado na coluna Ponto Final, da Folha da Manhã (aqui), dessa terça-feira (11).
Em tempo — O espaço fica aberto para posicionamentos do Chinês, da Paróquia São João Batista e da Irmandade Nossa Senhora da Penha, caso entendam que seja necessário.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]