Ponto Final - Bienal do Livro de Campos em foco
17/11/2018 11:17 - Atualizado em 26/11/2018 18:23
Defesa da Bienal
Na quinta-feira, a coluna foi enfática na defesa da Bienal do Livro contra a campanha de ódio e intolerância que lhe foi lançada nas redes sociais. Ela foi perpetrada por alguns aloprados da direita local, tentando surfar a onda conservadora que elegeu Jair Bolsonaro (PSL) presidente, para saírem da obscuridade e se lançarem a vereador por Campos em 2020. Com ambições pessoais travestidas de cruzada moral, a intenção é semear ódio e medo para tentar tumultuar o evento cultural mais importante da cidade.
 
 
Contra livro a estudantes
A Bienal será realizada no campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), entre os dias 20 e 25. Ironicamente, um dos autores de vídeo contra a Bienal é também professor de pedagogia do próprio IFF. O obscurantismo da sua posição foi tamanho, que ele chegou a criticar o incentivo do governo municipal à leitura de alunos da rede pública, através de um vale-livro no valor de R$ 10,00. Segundo ele, o dinheiro poderia ser usado na construção de uma sala de repouso, na qual possivelmente dormita seu compromisso como educador.
 
 
Nem Hitler ou Mussolini
O outro autor de vídeo atacando a Bienal do Livro foi um jovem que diz liderar um grupo de direita em Campos. Estranhamente, a sigla do coletivo é composta das iniciais do nome do suposto líder. Ao que se saiba, Adolf Hitler nunca pensou em designar o Partido Nacional-Socialista como AH. Tampouco Benito Mussolini pensou em chamar o Partido Nacional Fascista de BM. Aparentemente, os dois ditadores tiveram mais humildade e senso de ridículo do que seu pastiche campista.
 
 
Posição do IFF
Sobre o professor do IFF, a coluna consultou o reitor da instituição, professor Jefferson Azevedo, sobre o vídeo. Ele disse: “Reafirmamos que a manifestação do servidor no vídeo não representa, em hipótese alguma, a opinião e o posicionamento da instituição com relação a esse relevante evento cultural, este ano em sua 10ª edição. Apesar de manifesta de maneira agressiva e com claro viés político-ideológico, nosso entendimento é de que as críticas são feitas por um cidadão no uso de sua liberdade de expressão em um ambiente social.”
 
 
Soldo rosáceo
Já sobre o líder do grupo de direita que batiza com as iniciais do seu nome, quem descobriu algumas coisas interessantes foi o jornalista Esdras Pereira. O jovem em questão não só quer ser candidato a vereador em 2020, como já foi em 2016, quando teve apenas 117 votos. E, como consta no site de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele recebeu seis doações de campanha da ex-prefeita Rosinha Garotinho (atual Patri), no valor total de R$ 1.486,60. A mesma Rosinha que trocou com a petista Dilma Rousseff a ausência da filha Clarissa na votação do impeachment da então presidente pela venda do futuro de Campos.
 
 
Nelson censurado
Rosinha e Garotinho saíram do teatro à política. Após ter interpretado papeis ousados nos palcos de Campos, nas décadas de 70 e 80 do século passado, Rosinha ficaria marcada como prefeita por ter censurado no Trianon, em julho de 2013, a peça “Bonitinha, mas ordinária”, do mestre da dramaturgia brasileira Nelson Rodrigues. O motivo foi denunciado à época pelo Rodrigo Vahia, do grupo teatral carioca Oito de Paus: “meu grupo de teatro teve a peça CENSURADA em Campos (...) Simplesmente porque a peça de Nelson Rodrigues poderia ofender a prefeita Rosinha Garotinho, que é evangélica. Em pleno século XXI?”.
 
 
Crítica à Bienal
Em vez de servir a velhos senhores e tentar surfar a onda conservadora, críticas construtivas poderiam ser feitas à organização da 10ª Bienal. Realmente, muitas dos seus temas e debatedores atendem à agenda lacradora, recusada pelas urnas de outubro. Há muitos intelectuais de pensamento liberal que poderiam ser convidados para dar equilíbrio ao evento. Sem discordância não há debate, só monólogo. A unanimidade, como sentenciava o próprio Nelson, é burra. Em verso, advertia poeta Manoel de Barros: “O mundo é sortido, Senhor”.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS