Ponto Final - Pressão para redistribuição dos royalties
14/11/2018 10:55 - Atualizado em 19/11/2018 14:53
Royalties em perigo
O colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, divulgou ontem que o governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), está liderando um grupo que pressiona para que o plenário do Superior Tribunal Federal (STF) julgue a decisão da ministra Cármen Lúcia que suspendeu em caráter cautelar, em 2013, a lei que pede a redistribuição dos royalties do petróleo para todos os estados. Se o Supremo entender que a lei deve ser implantada, quem perderá muito é o Rio de Janeiro, que já vive em regime de recuperação fiscal. Outros estados produtores, como São Paulo e Espírito Santo também sairiam perdendo.
“Irresponsabilidade”
Para o deputado federal eleito Christino Áureo (PP), que pretende criar uma frente parlamentar no Congresso em defesa dos estados produtores de petróleo, a redistribuição dos royalties é uma irresponsabilidade. “A decisão de redistribuir os royalties do petróleo, principalmente do pós-sal, e a redefinição do marco do pré-sal é a maior irresponsabilidade já praticada contra os estados da federação, especialmente os estados produtores. Redistribuir estes royalties, sobrando uma parte ínfima para cada município vai aprofundar a crise do Estado do Rio, tornando absolutamente caótica e não administrável a situação financeira”.
Braços cruzados
Campos deve fechar o ano com mais de 200 homicídios — marca batida na última segunda-feira —, uma taxa preocupante que deveria levar a comunidade a exigir mais vigor por parte das nossas lideranças na cobrança às autoridades estaduais. Não se pode é naturalizar este genocídio que atinge pessoas da periferia, mas que também está em toda parte. Os assaltos se sucedem a qualquer hora e a sensação de insegurança é constante na cidade. A tranquilidade de outrora se tornou apenas história na boca dos campistas mais velhos.
Sinal digital
No próximo dia 28 de novembro o sinal analógico de televisão será desligado em 59 cidades do interior estado, entre elas, Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Macaé, São Fidélis, Santo Antônio de Pádua e Itaperuna. Após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação, todas as residências dessas localidades precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital.
Suspenso
A Caixa anunciou ontem que suspendeu, por falta de recursos, a contratação de novas unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida para a faixa 1,5, voltada para famílias com renda mensal máxima de até R$ 2,6 mil. De acordo com o banco, o valor para esta linha de crédito imobiliário foi “utilizado em sua totalidade” e as contratações do programa para esta faixa serão retomadas no início de 2019. Todas as outras linhas de crédito continuam contratando novas unidades. O orçamento do programa para 2018 é de R$ 57,4 bilhões.
Autoridade
O gerente de futebol do Goytacaz, Flávio Lopes, veio para azedar a relação entre o clube e setores da imprensa. O moço não teve tato para lidar com os repórteres e tomou algumas medidas sem comunicar com antecedência aos profissionais, que agora não poderão ficar à margem do campo para observar os treinos. A imprensa que cobre o dia a dia do clube é a grande fonte de informação para os torcedores do Alvianil. Bola fora.
Encontro
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) cumprirá agenda em Brasília hoje e em seguida voltará para o Rio de Janeiro, onde reside. Às 10h, Bolsonaro recebe os embaixadores do Chile, dos Emirados Árabes Unidos, da França e do Reino Unido, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Ao meio-dia, no mesmo local, o capitão da reserva tem uma reunião com os governadores eleitos e reeleitos em outubro. Uma oportunidade para o próximo governador fluminense, Wilson Witzel (PSC), apresentar demandas sobre o Estado.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS