Ponto Final - MPF pede prisão preventiva de investigados na Furna da Onça
13/11/2018 11:07 - Atualizado em 19/11/2018 14:53
Prisão preventiva
O Ministério Público Federal (MPF) entrou no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) com pedido de prisão preventiva de 15 investigados na operação Furna da Onça, deflagrada na última quinta-feira. O pedido do MPF abrangeu todos os sete deputados estaduais presos e se pautou pela necessidade de preservar a aplicação da lei e garantir a preservação da ordem pública, considerando que houve tentativas de destruir provas. No entendimento da procuradoria, houve indícios de que alguns investigados tiveram acesso a informações antecipadas da operação, o que teria provocado perdas no cumprimento dos mandados.
Obstrução
Para os procuradores, a volta ao exercício do cargo de deputados estaduais ou de outras funções públicas colocam em risco a coleta de provas nesta investigação e para a própria ordem pública, diante da possibilidade de continuarem praticando os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Por isso, também foi pedido o afastamento das funções como deputados. Dentre os demais investigados, quatro deles não tiveram o pedido de prisão renovado e, para outros, o MPF pediu apenas o afastamento de suas funções.
Deputados presos
O MPF pediu a conversão da prisão temporária em preventiva para os deputados André Correa (DEM), Chiquinho da Mangueira (PSC), Coronel Jairo (MDB), Luiz Martins (PDT), Marcelo Simão (PP), Marcos Abrahão (Avante) e Marcus Vinicius “Neskau” (PTB), além do secretário de Governo Affonso Henrique Monnerat e do vereador carioca Daniel Martins. Já os parlamentares Edson Albertassi (MDB), Jorge Picciani (MDB) e Paulo Melo (MDB), que estão presos desde novembro do ano passado na operação Cadeia Velha, tiveram o pedido de manutenção da prisão preventiva.
Plano Diretor
Hoje a Prefeitura de Campos realiza uma reunião sobre o Plano Diretor para apresentação da etapa participativa. O evento é aberto para todos e acontece às 15h no auditório da Prefeitura. Por meio do Plano Diretor, são obtidas todas as diretrizes que o município precisa em termos de planejamento urbano, sendo essencial e importante para assegurar o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas. Por este motivo, é de suma importância a participação popular para dar sugestões que possam compor o novo plano.
Previdência
O ministro extraordinário da equipe de transição, Onyx Lorenzoni, afirmou ontem que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) recebeu novas sugestões de mudanças na Previdência, mas a tendência é que o assunto só seja votado pelo Congresso a partir do próximo ano. A reforma é uma medida considerada prioritária pela equipe econômica do futuro governo, que será comandada por Paulo Guedes. O próprio Bolsonaro, que chegou a cogitar a aprovação de alguma medida de alteração nas regras da aposentadoria ainda em 2018, declarou nos últimos dias que o assunto não deverá mesmo ser votado pelo Legislativo neste ano.
Sonegação
A secretaria estadual de Fazenda e Planejamento e o Ministério Público (MP) realizaram ontem uma operação para desarticular e colher provas relativas à atuação de um grupo empresarial estruturado para, mediante fraude, reduzir o ICMS devido ao Estado do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, a atuação do grupo teria resultado na sonegação de cerca de R$ 240 milhões em impostos. O material apreendido vai embasar o MP, que ainda tenta identificar todos os autores e as respectivas participações na organização criminosa.
Concorrido
O primeiro lote do Rock in Rio Card, ingresso antecipado para o festival de 2019, se esgotou em duas horas de venda, ontem. O festival já tem entre as atrações confirmadas Iron Maiden, P!nk, Muse e Imagine Dragons, entre outras. Os shows acontecem nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro e deve ter a presença de muitos campistas que não perdem um bom motivo para festejar.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS