Ponto Final - Escolha de Moro
01/11/2018 22:04 - Atualizado em 19/11/2018 14:53
Escolha de Moro
O juiz federal Sérgio Moro se afasta dos julgamentos da Lava Jato ao aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o superministério da Justiça. Não se afasta de vez, já que entre as suas prerrogativas está, inclusive, uma que até então era presidencial: a de indicar o diretor-geral da Polícia Federal. Apontado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem condenou e julgou na Lava Jato, e seus seguidores como um juiz parcial, Moro se expõe agora ainda mais. Não há dúvida de que o cargo que vá exercer é político, mas é muito mais técnico do que partidário.
Politizando
Poucas horas após ser confirmado que Moro aceitou o convite de Bolsonaro para ser ministro, parte da imprensa já analisava o que tal movimento significaria para a sucessão de um governo que ainda nem começou. Como o presidente eleito disse, em campanha, estar disposto a propor o fim da reeleição para presidente, já tem gente procurando especular até quem será o “nome do governo”. Nem precisa dizer que é muito cedo para isso. Afinal, governo só faz sucessor se estiver bem avaliado. E não tem como avaliar, por ora, um mandato que não foi iniciado.
Atenção redobrada
Para quem dirige, o feriado prolongado exige atenção redobrada. O trânsito é intenso e aumenta o número de veículos nas rodovias. A estimativa da concessionária que administra a BR 101 é que cerca de 390 mil veículos passem apenas pelo trecho campista da rodovia. O sinal deve estar e, alerta também na BR 356, em especial no trecho entre Campos e São João da Barra. Vale lembrar que Atafona e Grussaí sempre são opções para os campistas nos feriados, ainda mais com a proximidade do verão.
Mudanças
Por falar em São João da Barra, Câmara e primeiro escalão da Prefeitura passarão por mudanças, como mostra a matéria da página seguinte. A vereadora Sônia Pereira (PT) vai para a chefia de Gabinete. Quem assume a cadeira é Julinho Peixoto (PSDC), que atualmente é o chefe de Gabinete da prefeita Carla Machado (PP). Nos bastidores, a expectativa é de mais mudanças envolvendo a Câmara nos próximos dias. Contudo, nada foi confirmado até o momento.
Longe da realidade
O noticiário econômico nacional tem divulgado nos últimos dias que o preço da gasolina tem acumulado queda nas refinarias. Porém, isso está longe da realidade de quem abastece em Campos, já que a redução demora muito para chegar à bomba. O preço do combustível está acima da casa dos R$ 5 em muitos postos e é cada vez mais difícil o frentista ouvir um cliente pedir para encher o tanque. Já quando é anunciado que a gasolina vai subir 0,1% na refinaria, a impressão é que o reajuste chega ao consumidor já no dia seguinte.
Apuração da PF
A Polícia Federal vai apurar interferências na investigação do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em março deste ano. O Ministério Público e a Polícia Civil estaduais seguem na apuração do homicídio em si que, depois de quase oito meses, ainda não tem nenhum responsável identificado. O anúncio da atuação da PF foi feito pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em entrevista coletiva ontem, em Brasília.
Atuação criminosa
O Ministério Público Federal obteve dois depoimentos com denúncias de que uma organização criminosa teria atuado para desviar as investigações e dificultar a identificação dos autores e mandantes do assassinato. A PF entra no caso, depois de um pedido da Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge. De acordo com as informações obtidas, que o ministro classificou como “gravíssima denúncia”, a organização criminosa envolveria a atuação de criminosos, contraventores, milícias e agentes públicos de diversos órgãos, inclusive relacionados ao caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS