Intervenção no Rio não será prorrogada
30/11/2018 22:54 - Atualizado em 03/12/2018 17:39
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, nesta sexta-feira, que seu governo não irá prorrogar a intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro. No entanto, sugeriu que poderá manter a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o que garantiria a presença das Forças de Segurança no estado. Mesmo com a intervenção, que teve apenas uma ação nas ruas de Campos, em agosto, a violência não diminuiu. O número de homicídios no município já chega a 213 em 2018. Também nesta sexta, ele anunciou o sexto militar de seu governo: o almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, para comandar o Ministério de Minas e Energia.
Sobre a intervenção no Rio, Bolsonaro disse: “Eu assumindo não prorrogarei (a intervenção). Se quiserem falar em GLO, eu vou depender do parlamento para assinar”.
A medida vai ao encontro do que propõe o governador eleito no Rio, Wilson Witzel (PSC). No dia 19 de novembro, logo após se encontrar com o interventor federal general Walter Braga Netto, Witzel deu como certo o fim da intervenção a partir de janeiro e falou que pretende pedir ao governo federal a prorrogação da GLO por mais dez meses.
A manutenção da intervenção impediria a aplicação de mudanças na estrutura do país que dependam de emendas constitucionais, as chamadas PECs. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS