Câmaras: Eleições para reta final das legislaturas
Suzy Monteiro 17/11/2018 16:07 - Atualizado em 20/11/2018 11:54
Nova mesa diretora da Câmara de Campos com Fred Machado na presidência
Nova mesa diretora da Câmara de Campos com Fred Machado na presidência / Antonio Leudo
O ano de 2019, que já bate à porta, marcará, entre outras coisas, o início do último biênio dos mandatos daqueles que foram eleitos em 2016. As câmaras municipais já definiram, ou vão definir nas próximas semanas, as mesas diretoras que conduzirão os legislativos até 2020. São João da Barra saiu na frente e elegeu Alex Firme (PP) presidente ainda em abril. Campos terá Fred Machado (PPS) na presidência. São Francisco de Itabapoana e Macaé ainda não realizaram as eleições.
Em Campos, a eleição para a nova mesa diretora ocorreu no início de agosto, quando, por unanimidade, o atual líder do governo, o vereador Fred Machado, foi eleito como novo presidente da Casa. Também foram eleitos na mesma oportunidade: Abdu Neme (PR), primeiro vice-presidente; Marcelo Perfil (PHS), segundo vice-presidente; José Carlos Gonçalves (DC), primeiro secretário; Igor Pereira (PSB), segundo secretário; Luiz Alberto Neném (PTB), primeiro suplente; e Pastor Vanderli (PRB), segundo suplente. Todos eleitos por unanimidade, exceto José Carlos, que teve duas abstenções - da vereadora Joilza Rangel e de Álvaro Oliveira (SD).
Fred Machado irá substituir o vereador Marcão Gomes (PR), presidente nos primeiros dois anos de mandato. Ao ser eleito, inclusive com os votos da oposição, Fred falou:
— Esta unanimidade foi construída nos últimos seis anos. Mesmo na oposição, na legislatura passada, sempre mantive boa relação com todos os vereadores. Alguns permaneceram, outros novos entraram. E isto fez com que fluísse tranquilamente. Tinha uma boa entrada para conversar com o pessoal de oposição. Queremos uma Casa imparcial e falei que faria isso - disse o vereador, que tem como meta para sua gestão a manutenção da transparência. (S.M.)a
Alex Firme
Alex Firme / Divulgação
SJB escolheu presidente oito meses antes
A Câmara de Vereadores de São João da Barra foi a primeira na região a escolher a mesa diretora para o biênio 2019/2020. Em abril, oito meses antes do período de vigência da nova presidência, o vereador Alex firme (PP) foi eleito o novo presidente para a partir do próximo ano.
A cadeira de vice-presidente ficou com o vereador Aluizio Siqueira (PP), atual presidente da Casa. Ronaldo Gomes (Pros) foi eleito para a primeira secretaria. O cargo de segundo secretário da mesa diretora será ocupado pelo vereador Gersinho Crispim (SD).
O presidente a partir de 2019 atuou como assessor de Meio Ambiente entre 2005 e 2008 e foi subsecretário de Meio Ambiente de 2010 a 2012 no primeiro governo Carla Machado (PP). Alex disputou três eleições: 2004 (recebendo 153 votos), 2008 (com 698 votos, ficou como primeiro suplente) e a de 2012, contabilizando 1.377 votos. Em 2016, ele obteve 1.398 votos. De janeiro a setembro de 2017, licenciou-se do Legislativo para ser secretário municipal de Meio Ambiente. a
Eduardo Cardoso
Eduardo Cardoso / Divulgação
Macaé: articulações
No município de Macaé, a Câmara é presidida por Eduardo Cardoso (PPS). Na mesa diretora estão, ainda, George Jardim (MDB), vice- presidente, Welberth Rezende (PPS), que é primeiro secretário, Cesinha (Pros), segundo secretário, e Julinho do Aeroporto (MDB) - líder da situação.
Porém, há mudanças à vista. De acordo com o líder da Frente Parlamentar Macaé Melhor, vereador Maxwell Vaz (SD), existem articulações em curso e bem definidas: “Não posso adiantar em relação à chapa porque formou um grupo de 12 vereadores que está articulando a nova mesa diretora. A chapa só será apresentada na hora da eleição. Doze é uma maioria significativa perante 17 vereadores que compõem o nosso Legislativo. O grupo já está consolidado”, afirma o parlamentar.
A eleição para a mesa diretora deve ocorrer até a primeira semana de dezembro.
Pintinho
Pintinho / Divulgação
Em SFI, reeleição de Pintinho para 2019
Composta por 13 vereadores, a Câmara de São Francisco de Itabapoana (SFI) escolherá seu presidente para o segundo biênio desta legislatura nesta semana. Segundo informações, está praticamente certa a reeleição de Jose Pinto de Souza Filho, o Pintinho (Pros).
A eleição ocorre em um momento delicado do Legislativo, que tem um vereador afastado e com prisão decretada - Jaredio Azevedo (SD).
O político está afastado do cargo desde setembro em decorrência de ação penal em que foi denunciado por oferecer vantagens em troca de votos e inserir declaração falsa na apresentação das contas de sua campanha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS