Deu praia no feriado prolongado
Catarine Barreto 17/11/2018 17:39 - Atualizado em 24/11/2018 17:55
Isaias Fernandes
O feriado prolongado começou na última quinta-feira (15), nas comemorações da Proclamação da República, e, com os recessos, vai se estender até a próxima terça-feira (20), feriado da Consciência Negra. O calor e os dias a mais de folga levaram milhares de pessoas às praias de São João da Barra. Em Grussaí, apesar do sol tímido no início do dia de sábado (17), várias famílias aproveitaram para se refrescar na praia.
Com as praias cheias e o mar que está em condições boas para o banho, os que tiveram bastante trabalho foram as dezenas de salva-vidas espalhados em postos da orla sanjoanense. De acordo com informações do Destacamento do Corpo de Bombeiros de São João da Barra, até esse sábado (17) foram registrados 15 afogamentos e 64 prevenções, que consistem na orientação aos banhistas sobre as condições do mar.
— Estamos satisfeitos em afirmar que em todos os casos de afogamento, o atendimento foi rápido e resolvido sem registro de óbito — disse o primeiro tenente Alex, responsável pela unidade.
Para o almoço em família ou com amigos, é possível comer no Polo Gastronômico, que fica em frente ao posto dois e que conta opções para todos os gostos com diferentes preços, para todos os bolsos. Já na beira-mar, além dos banhistas, diversos ambulantes estavam na orla, vendendo de tudo, desde picolés, até petiscos e chapéus, como Carlos Roberto Valetim, que há oito anos comercializa produtos nas areias de Grussaí. “Vendo água de coco, biscoitos, refrigerantes e também meus petiscos. Apesar do feriadão e do movimento, não teve aumento nas vendas para mim, mas também não diminuiu. Tudo dentro do normal” comemorou.
A psicóloga Flávia Pinheiro, 34 anos, moradora de Nova Friburgo, já está acostumada ao litoral de São João da Barra e mais uma vez veio para curtir seus dias de folga. “Eu venho para cá desde meu primeiro ano de vida e adoro a praia. Como o feriado também é perto do aniversário da minha irmã, temos mais motivos para curtir esses dias na praia. Tem parentes meus que são de Itaocara também e todos nós adoramos vir para Grussaí”, disse.
Além dela, outra família que curtiu o dia foi o casal Bianca Melo, dona de casa de 41 anos e o advogado Marcelo Pereira, 43 anos, juntos com as filhas e um amigo das meninas. O casal é natural de Adamantina, interior de São Paulo, mas mora em Campos há 15 anos e escolheu a praia de Grussaí como lugar de descanso.
— Minha mãe tem casa aqui e nós sempre gostamos da praia e viemos para cá. Chegamos ontem (sexta) e ficamos até preocupados com o tempo, mas parece que o sol está querendo sair e vamos aproveitar o dia — contou.
Uma programação especial com esporte e lazer
Para a diversão de quem escolheu São João da Barra para passar os dias de folga, a prefeitura preparou uma programação especial. Desde sexta-feira (16), até este domingo (18), o Balneário de Atafona reuniu todas as tribos no 10° Encontro de Motociclistas “Sobreviventes do Apocalipse”. O evento, realizado pelo moto clube de mesmo nome, originário de Barcelos e pela secretaria municipal de Turismo, Esporte e Lazer, reúne motociclistas de vários municípios fluminenses e de outros estados, como Espírito Santo e Minas Gerais. Depois de várias bandas se apresentarem nesse domingo, às 12h, tem Jadson Loureiro e, às 16h, a banda Rock Mais encerra o evento.
No esporte, o município recebe, também hoje, cerca de 80 atletas da canoagem, que participam do IX Passeio Ecológico de Canoagem dos rios Pomba e Paraíba do Sul. A previsão é de passagem pelo Cais do Imperador às 16h e descida no Pontal de Atafona, por volta das 17h30, dependendo das condições climáticas.
Os atletas saíram na quinta-feira (15) de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. O trajeto é de 174 km, e a meta é de 40h de remo. De Santo Antônio de Pádua, os participantes seguiram por Aperibé, Cambuci, São Fidélis, Campos e finalizam em São João da Barra.
Celebração pela Consciência Negra
Na terça-feira (20), em celebração pelo Dia da Consciência Negra, acontecerá a primeira edição do Sambagode da Consciência, com apresentações musicais e culturais, a partir das 12h, no Balneário. A programação também conta com visitação à Casa de Câmara e Cadeia, no Centro, das 15h às 19h, ações de conscientização e momentos de reflexão sobre o papel do negro para sociedade.
A programação artística terá início às 12h, com o grupo de pagode Free Samba; a partir das 14h, se apresenta o grupo Só Marrento; às 16h, Roda de capoeira com o grupo Abadá. A escola de samba Congos participa a partir das 17h.
O evento prossegue, às 18h, com o Concurso da Beleza Negra Sanjoanense; às 19h, apresentação da escola de samba Chinês; às 21h, grupo Dibobeira; além de participação especial dos casais de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos de Vila Isabel, tradicional escola do carnaval do Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS