Prazo para término de ponte será cumprido?
Victor de Azevedo 03/11/2018 17:23 - Atualizado em 07/11/2018 16:38
Ponte da Integração
Ponte da Integração / Antônio Leudo
A previsão para entrega da ponte da Integração até o final do ano ficou mais complicada após as chuvas que caíram no final de outubro. Inicialmente, a promessa do governador Luiz Fernando Pezão (MDB) era de que a ponte seria entregue até o final deste ano. Porém, na última visita às obras, que ocorreu no dia 25 de setembro, Pezão antecipou o prazo para este mês de novembro. Apesar do prazo curto, segundo o diretor regional do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ), o engenheiro Ivan do Amaral Figueiredo, os trabalhadores seguem atuando para concluir os trabalhos o mais rápido possível.
As chuvas que caíram no final de outubro prejudicaram o andamento das obras da ponte da Integração, principalmente do lado de São Francisco de Itabapoana. No entanto, trabalhadores correm contra o tempo para cumprir o prazo prometido pelo governador.
Segundo o diretor regional do DER-RJ, o engenheiro Ivan do Amaral Figueiredo, as chuvas que caíram no final do mês passado atrasaram o lançamento das vigas pelo lado de São Francisco. “Estamos correndo para entregar a ponte até o final do ano, mas está complicado por causa das chuvas que caíram no final do mês passado. A instabilidade está prejudicando o aterro e quanto mais atrasar o aterro, mas atrasa o lançamento das vigas, principalmente porque não poderemos subir com as carretas. Até o lado do acesso de São João da Barra, que é o mais avançado, está prejudicado”, ressaltou.
Ponte da Integração
Ponte da Integração / Rodrigo Silveira
A conclusão da obra é prioridade do governador Pezão (MDB) que anunciou retomada dos trabalhos no dia 8 de junho, após reuniões com as prefeitas de São João da Barra, Carla Machado (PP), e de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (PSB). No dia do lançamento, ele chegou a afirmar que iria vistoria a obra de 20 em 20 dias. Desde então, o governador fez apenas uma visita à obra. “Estava aqui apertando nossos engenheiros, pedindo para adiantar a conclusão da obra para final de novembro, inclusive colocando o pessoal para trabalhar sábado e domingo, se for necessário, para aproveitar esse período, que não está com muita chuva, e avançar o máximo com a obra, que está, no cronograma, até além do que a gente tinha se comprometido na ocasião do lançamento”, comentou o governador.
A construção da ponte foi iniciada em junho de 2014 e está orçada em R$ 105,7 milhões. A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco. A ponte vai encurtar 80 quilômetros a distância entre a sede dos dois municípios. Sem a ponte, maneira mais rápida para o deslocamento entre essas duas cidades é a viagem de barco, pelo rio Paraíba do Sul, que dura em média 40 minutos. Pelo lado de São João da Barra, a estrutura está compreendida entre a intersecção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco de Itabapoana.
Ponte da Integração
Ponte da Integração / Rodrigo Silveira
Ainda de acordo com Ivan do Amaral, o prazo é apertado, mas os quarenta trabalhadores seguem atuando para concluir os trabalhos o mais rápido possível. “Esperamos uma condição melhor para avançar. Se a ponte não for entregue até o final do ano, vai ficar faltando bem pouco para a conclusão”, finalizou.
População fala sobre expectativa
A conclusão das obras da ponte da Integração é um sonho de muitos moradores, seja de São João da Barra ou de São Francisco de Itabapoana. Porém, o medo de mais uma construção ficar pelo meio do caminho ainda está presente de quem espera por anos esta importante obra.
O autônomo João Carlos Azeredo, 65 anos, mora na localidade de Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana, e sua família é toda de Grussaí. Para ele, a construção da ponte é um sonho que custa se realizar. “Muita gente fala que a ponte nunca vai sair do papel, mas eu ainda acredito que ela vai ficar pronta e eu ainda vou usá-la muito para ir a São João da Barra e visitar a minha família com mais frequência”, ressaltou.
O término das obras da ponte também é a grande esperança dos motoristas que passam pelas rodovias 194 e 196. A obra está sendo erguida na RJ 196, no trecho entre as interseções com a BR 356, na fazenda São Domingos, em SJB, e a RJ 194 na localidade de Campo Novo. O DER-RJ iniciou a operação tapa-buracos na RJ 194, rodovia que liga o município de Campos até a localidade de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana. A medida paliativa era aguardada com ansiedade pelos motoristas que transitam pela área, haja vista, o excesso de buracos na estrada.
— Espero também que a finalização da obra traga benefícios para as estradas que cortam o município. Até que estão melhorando um pouco o estado de algumas, mas é preciso fazer um recapeamento mais completo — finalizou João Carlos.
Assunto foi debatido em mais uma reunião
As prefeitas de São João da Barra, Carla Machado (PP), e de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (PSB), foram peças chaves para o reinício das obras da ponte. Em várias reuniões com o governador Pezão, as duas reiteraram a importância da conclusão da obra para a economia.
Para Carla Machado, a conclusão da ponte beneficiará diretamente o escoamento da produção do Complexo Portuário do Açu e os setores agrícola e pesqueiro.
— Estamos otimistas e confiantes de que esta importante via de interligação entre os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Campos estará concluída, cumprindo seu papel na integração regional e impulsionando o desenvolvimento econômico e turístico. A ponte representa também oportunidades de negócios e empregos, aproximando o município ao aeroporto e à Ceasa em Campos — declarou a prefeita.
Na última sexta-feira, Carla Machado esteve no Rio de Janeiro e se reuniu com o governador Pezão e o secretário estadual de Obras, José Iran. No encontro, ouviu boas notícias relacionadas a ponte. “As obras da Ponte que liga SJB a SFI estão com o cronograma dentro do previsto e está agora sendo feito a montagem do vão na margem esquerda do Paraíba”, disse.
A reportagem da Folha da Manhã entrou em contato com a prefeita Francimara Barbosa Lemos para que ela comentasse sobre a expectativa da conclusão da ponte, mas até o fechamento da edição, ela não respondeu. Na cerimônia de reinício das obras, a prefeita ressaltou que as expectativas são as melhores possíveis em relação à finalização dos trabalhos.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS