Criador de heróis da Marvel, Stan Lee morre aos 95 anos
Matheus Berriel 12/11/2018 17:11 - Atualizado em 16/11/2018 16:28
Reprodução - Twitter oficial do quadrinista
Morreu nesta segunda-feira (12), aos 95 anos, o roteirista e editor da Marvel Comics, Stanley Martin Lieber, criador de super-heróis como os X-Men, Vingadores e do Quarteto Fantástico. O estadunidense sofria de pneumonia e problemas nos olhos. Segundo o site TMZ, Stan Lee passou mal em casa, em Hollywood, e chegou a ser socorrido em uma ambulância, mas morreu no hospital.
Na opinião do jornalista Cássio Peixoto, desenhista de quadrinhos, Stan Lee foi um revolucionário da área. Devido à grande quantidade de seus personagens, ele pode ser considerado como a principal referência dos quadrinhos.
— Tudo o que a gente tem de moderno nos quadrinhos, nasceu com o Stan Lee e Jack Kirby, lá na década de 1960. Ele revolucionou os quadrinhos, que se tornaram populares. Antes, era tudo muito grande. Os heróis da DC eram ícones, deuses. Ele meio que trouxe isso para baixo, mostrou que o herói pode ser alguém que tem problemas como nós. A maneira como ele clareou isso foi contra a indústria, os próprios empregadores dele não queria que ele fizesse isso, queriam continuar tentando imitar a DC. Foi uma coisa revolucionária, e é até hoje. Os heróis da Marvel são tão populares ou até mais populares que os da DC justamente porque você consegue se identificar com eles. E essa fórmula, quem criou foi Stan Lee, junto com o Jack Kirby — disse Cássio.
Também estão entre as maiores criações de Stan Lee os seguintes super-heróis: Demolidor, Homem Aranha, Hulk, Homem de Ferro, Pantera Negra, Thor, Doutor Estranho, Mercúrio, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Nick Fury, Feiticeira Escarlate, Inumanos e Homem-Formiga. Em 1981, seus personagens dos quadrinhos viraram desenho animado, exibidos na TV.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS