BR-101, terra de ninguém: momentos de terror e pânico ontem de manhã - Caso 11
05/11/2018 19:41 - Atualizado em 05/11/2018 21:32
No final de julho foi publicada aqui a nota "BR-101, terra de ninguém", retratando as péssimas condições de segurança da rodovia, que expõem a graves riscos campistas e usuários que ali trafegam, em especial na Niterói-Manilha no trecho existente entre os kms 307 e 309, a "Terra de Ninguém", a "Faixa de Gaza" situada ao lado do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.
A onda de assaltos na BR-101 não para e já atingiu vários campistas que trafegam na rodovia. Ontem, no início da manhã, mais um caso de violência ocorreu. O 2º Tenente da Reserva do Exército Ezenilton Mudesto Silva, de 59 anos, foi assassinado em uma tentativa de assalto.
O crime ocorreu no km 313 da BR-101, a 4 km da Terra de Ninguém, na altura do bairro de Guaxindiba, em São Gonçalo. Ezenilton vinha em seu carro, um Honda Civic prata, do Rio em direção a Rio das Ostras, para onde tinha se mudado visando justamente escapar da violência do Grande Rio.
Mesmo com familiares ainda residindo em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o tenente da reserva evitava circular na região. Ezenilton havia viajado na última quinta-feira para participar do encontro anual da turma de 1984 de militares do Exército, muitos também já na reserva, em Curitiba, e havia deixado seu carro no aeroporto no Rio. 
No domingo ele retornava para Rio das Ostras, quando, por volta de 09h00, um pouco antes da Terra de Ninguém, foi abordado no km 313 por dois bandidos em uma moto, que tentaram roubar o veículo. Ezenilton antecipou sua volta do encontro justamente para pegar a estrada de manhã e evita-la à noite, quando, em teoria, seria mais perigosa.
Ao ser abordado pelos bandidos, o tenente da reserva teria acelerado o carro, se negando a parar, e tentado escapar, quando um dos ocupantes da moto efetuou diversos disparos contra a vítima. O Honda Civic colidiu na mureta da pista e parou.
Os assaltantes então desceram da moto, dispararam mais vezes e fugiram. Ao todo teriam sido dez disparos, que atingiram a porta (seis perfurações) e o vidro do carona, ao lado direito do condutor. O tenente da reserva morreu no local. Os atiradores fugiram sem levar nenhum pertence do oficial.
O Comando Militar do Leste (CML) afirmou inicialmente que o crime foi uma tentativa de assalto. As investigações estão a cargo da Delegacia de Homicídios de Niterói São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG). Buscas estão sendo realizadas nas comunidades da Viúva e Brejal pois, segundo informações iniciais, os criminosos seriam de lá.
A notícia foi veiculada por diversos meios de comunicação, ontem e hoje, e algumas imagens e vídeos circularam em redes de WhatsApp, estes com as distorções naturais de telefone sem fio que originam as meias ou não verdades das redes sociais. 
Ezenilton era casado, amava correr, gostava de participar de maratonas e chegou a desfilar com a tocha olímpica da Rio 2016 dias antes da realização das Olimpíadas. Entre as corridas que ele já participou, no Brasil e no exterior, estão provas difíceis, como a Uphill Marathon 2016, na Serra do Rio do Rastro.
Seu registro de ingresso no Exército data de 1979 como praça paraquedista. O enterro do tenente da reserva foi realizado hoje, sob comoção, no Cemitério do Âncora, em Rio das Ostras. O velório teve início por volta das 14h00 com honras militares e a presença de amigos, parentes e companheiros do Exército.
Fontes: G1, R7, O Dia, O Fluminense, O São Gonçalo, Tribuna de Niterói e Sociedade Militar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]