Ponto Final - Novembro com mais uma prisão
- Atualizado em 30/11/2018 11:16
Novembro do desgosto
Nas lendas urbanas da política, agosto sempre foi o “mês do desgosto”. No dia 24, em 1954, Getúlio Vargas se suicidou. Em 1961, 25, renunciou Jânio Quadros, com sete meses de mandato. Há quatro anos, no dia 13, morria o então presidenciável Eduardo Campos, vítima de acidente aéreo. Porém, novembro tem se firmado como o mês das prisões de políticos no Rio. Anthony Garotinho, em 16 de 2016. Sérgio Cabral no dia seguinte. A cúpula da Alerj no ano seguinte. Também em 2017, no dia 22, Rosinha Garotinho foi presa pela primeira vez (a terceira do marido). E, agora, no apagar das luzes do mês e do governo, Luiz Fernando Pezão.
Na Boca de Lobo
A prisão de Pezão é mais um capítulo da triste história do Rio de Janeiro nos últimos anos. De todos os ex-governadores vivos, apenas Moreira Franco nunca foi preso (embora seja alvo de denúncias). Antes de Pezão, foi preso o ex-governador Cabral, que o antecedeu, também, no Governo do Estado. Também cumprindo prisão, estão o presidente licenciado da Alerj, Jorge Picciani, o ex-presidente Paulo Mello e mais oito deputados estaduais. Antes deles, o ex-procurador-geral do Estado, Cláudio Lopes, e conselheiros e ex-conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.
Café amargo
Ao ver os policiais federais no Palácio Laranjeiras, às 6h, Pezão se surpreendeu com a chegada dos agentes e achou que seriam cumpridos apenas mandados de busca e apreensão no local. Segundo relato, Pezão reagiu bem à voz de prisão e chamou seus advogados imediatamente. Ainda pediu para terminar de tomar o café da manhã, junto com a primeira-dama, Maria Lúcia. Um hábito que pode demorar bastante a se repetir.
Moção
O diretor de redação da Folha da Manhã, Aluysio Abreu Barbosa, recebeu da Câmara de Campos uma moção de aplausos ao jornal, pelos 40 anos de fundação, e também pela festa de fim de ano, realizada no início do mês, que homenageou os 60 anos da Bossa Nova, além de condecorar a campista Marcele Lemos, presidente do Grupo Coface no Brasil, com o já tradicional troféu Folha Seca. O requerimento foi proposto pelo vereador Fred Machado (PPS), endossado pela parlamentar Joilza Rangel (SD) e aprovado por unanimidade.
Conhecimento
Campos irá sediar o I Fórum de Energia Sustentável do Norte e Noroeste Fluminense. O evento será realizado no dia 4 de dezembro, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Interessados em participar devem se inscrever, através do endereço eletrônico www.codigoverde.org, onde também poderão obter outras informações. As vagas são limitadas. O encontro é uma boa oportunidade de discutir novos rumos e tendências em energias renováveis e conhecer as novidades do mercado, que vão gerar ganhos ambientais e economia.
Alimentação
Hoje a retomada do projeto do “restaurante popular” em Campos, batizado como Centro de Segurança Alimentar e Nutricional, deverá ter um novo passo. Às 9h acontece uma reunião do Conselho Municipal de Assistência Social, na Casa dos Conselhos, com participação da secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, para discutir o projeto. O modelo apresentado tem recebido críticas do próprio conselho e os pontos serão debatidos no encontro.
Vida longa
O brasileiro está com a expectativa de vida maior, segundo o IBGE. Os dados divulgados ontem mostram que a esperança de vida passou de 75,8 anos para 76 anos de 2016 para 2017, um aumento de três meses e 11 dias. Ainda segundo o estudo, os homens tiveram um aumento de 72,2 anos em 2016 para 72,5 anos em 2017, enquanto as mulheres aumentaram de 79,4 para 79,6 anos.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]