CNJ abre processo disciplinar contra juiz Glaucenir Oliveira
06/11/2018 16:40 - Atualizado em 06/11/2018 17:56
O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por maioria, abrir um processo administrativo disciplinar para apurar o áudio do juiz Glaucenir Oliveira contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada na sessão desta terça-feira (06), que analisou um pedido de providência de Gilmar. Os conselheiros, no entanto, decidiram por não afastar Oliveira de suas funções durante o procedimento.
Glaucenir atuou no processo penal da operação Caixa d'Água, que chegou a prender os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho por suposto esquema de coação de empresários locais para obter caixa dois na campanha do campista ao Governo do Estado em 2014. No entanto, durante plantão judicial em dezembro do ano passado, Gilmar reverteu a prisão de Garotinho. Após a decisão, em um áudio vazado de um grupo de WhatsApp, Glaucenir insinuou que o ministro teria recebido propina. Depois do episódio, Oliveira pediu desculpa em uma carta enviada a Mendes.
Apenas o conselheiro Luciano Frota divergiu do relator Humberto Martins e pediu o arquivamento do caso, o que não foi acompanhado pelos demais integrantes do plenário. Ao declarar o resultado, o presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, que também preside o STF, usou palavras duras para criticar a postura de Glaucenir. "Vivemos uma epidemia de assassinatos de reputações muito grande. (...) O juiz não pode ter desejos, apenas deve cumprir as leis e a Constituição. São deveres que ultrapassam o do cidadão comum. Mesmo que o eminente ministro Gilmar Mendes perdoasse o magistrado, o Supremo não poderia aceitar".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]