O Sucateamento da Guarda Civil Municipal
Itaperuna-RJ
Por Wander Esterque*

• Veículos sem manutenção e em péssimas condições. Viatura modelo Voyage antes quebrada, agora se encontra de posse da Secretaria de Obras já sem os adesivos característicos da Guarda. Precariedade no abastecimento dos veículos gera dependências de favores de outras secretarias.

• Falta comida para os guardas. Plantões de 12h e o guarda tem que se virar para comer pois a instituição não fornece alimentação tão pouco recebem vale refeição. Se não fizer por conta própria, fica com fome.

• Falta vestimenta, se o uniforme ou cuturno danificarem-se, o guarda tem que pagar do próprio bolso se quiser outro, pois a unidade não tem material e a administração da guarda não ajuda em nada nesse quesito. Nunca houve ajuda de custo para compra de uniforme.

• Falta pagar o que é devido. Os Guardas não recebem adicional de periculosidade referente a atividade que exercem.

• Falta ajuda do legislativo. Não há fiscalização por parte da Câmara Municipal em nada referente à Guarda.

• Falta comando e subcomando próprio. O atual Coordenador Geral é um PM aposentado, ( nada contra a pessoa dele) e não pertence aos quadros originais da GCM, como preconiza a lei. Ao que se sabe também o novo subcomandante não é guarda, mas contratado. Segundo a lei 13.022/14, estipula-se prazo de 4 anos para que o comando e subcomando sejam próprios e esse prazo se encerrou em julho desse ano, sendo assim, incorre em ato de improbidade administrativa por parte do gestor.

Será que. algum dia teremos um prefeito que olhe e invista na guarda? Que faça algo de bom para os funcionários concursados?
*Wander Esterque é guarda civil municipal concursado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]