A Cirurgia Plástica na Adolescência e a Autoestima
07/11/2018 15:55 - Atualizado em 07/11/2018 16:06
Cirurgias plásticas na adolescência podem melhorar a aceitação social da própria imagem
A jornalista Camila Borba conversa com um famoso cirurgião
 Confira o que diz o cirurgião plástico Rogério Bittencourt sobre estes tipos de procedimentos de cirurgia plástica na adolescência
 A fase da adolescência é uma época de grandes mudanças na cabeça e no corpo dos jovens, o que vem também acompanhado de grandes desafios. A aceitação social da sua própria imagem tende a ser muito difícil uma vez que os padrões sociais de aparência e beleza são cada vez mais rígidos e difíceis de serem alcançados. Por isso as cirurgias plásticas se tornaram cada vez mais comuns entre os adolescentes.
 Entre as meninas, os procedimentos cirúrgicos mais comuns são a rinoplastia (plástica no nariz) e a mamoplastia (plástica nos seios). Já entre os meninos, o mais comum são as intervenções plásticas no nariz e nas orelhas.
 Sendo um período em que o corpo está em pleno desenvolvimento, qual seria época mais adequada para que intervenções plásticas sejam realizadas sem que o crescimento do jovem seja afetado?
 O cirurgião plástico Rogério Bittencourt, ressalta que nas meninas, uma cirurgia de aplicação de prótese mamária pode acontecer de 2 a 3 anos após a primeira menstruação. Mas ele deixa claro que depende do caso. “Depende muito do ritmo de desenvolvimento da pessoa. Já os meninos que possuem ginecomastia (aumento mamário), devido as mudanças hormonais deste período, devem esperar a fase da puberdade passar e realizar a cirurgia depois.
Existem adolescentes que apresentam uma estrutura corporal infantil ainda com 15 anos de idade. O corpo precisa se desenvolver naturalmente primeiro, pois uma vez que seja feito uma intervenção no broto mamário, ele para de crescer. Nos outros tipos de operações plásticas comuns nessa fase, elas podem acontecer mais cedo. De qualquer forma, tanto para meninas como para meninos, a avaliação médica com um cirurgião plástico é sempre fundamental”, afirma o Bittencourt.
 A recuperação de uma cirurgia plástica em um adolescente acontece de maneira normal, como qualquer outra intervenção cirúrgica, aponta o cirurgião. “Recomenda-se que cirurgias plásticas sejam realizadas durante as férias escolares, para que haja o tempo hábil para recuperação com o acompanhamento dos pais, e para que o ano letivo não seja prejudicado”.
Prime Comunicação
 
Camila Borba
(41) 3022-5650
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]