Fim do sinal analógico: mudança histórica
Antônio Filho 27/11/2018 23:52 - Atualizado em 28/11/2018 14:43
Sinal digital chegou a Campos em 2011
Sinal digital chegou a Campos em 2011 / Antõnio Filho
Independente da idade, todo mundo já ouviu histórias sobre a dificuldade do acesso ao sinal aberto de TV. Quem nunca ouviu o pai ou os avós relembrando os tempos em que se colocava palha de aço na antena interna para “melhorar” a sintonia? A partir das 23h59 desta quarta-feira (28), com o desligamento do sinal analógico, todas essas histórias ficarão somente na memória.
O processo de desligamento se encerra em 12 de dezembro. Após essa data, só será possível assistir à programação dos canais abertos pelo sinal digital. Com isso, vamos desfrutar desse avanço que, depois da TV em cores, foi o maior, em quase 70 anos de TV, no Brasil. Irreversível e fundamental para que o acesso aos canais de TV avance positivamente, o sinal digital reflete uma realidade de conforto visual.
Antes dessa novidade que chegou ao Brasil em 2007, a TV aberta local sempre esteve relacionada ao pior tipo de plataforma de transmissão, sendo facilmente superado pelas parabólicas e, décadas depois, pela TV a cabo.
Aqui no blog, desde o começo de suas atividades, em janeiro de 2017, falamos sobre a importância da migração do analógico para o digital, aqui.
Quando novos canais entraram no ar, também registramos, no "Blog da TV". Vale lembrar que, os 11 canais atualmente disponíveis para Campos, podem passar dos 20, nos próximos meses, poios muitas emissoras já estão com seus sinais liberados, apenas dependendo da instalação de seus transmissores.
Canais digitais disponíveis em Campos:
2.1 – Band HD
4.1 – CNT Rio HD
8.1 – TV Planície HD
12.1 – Record Int/RJ HD
19.1 – TV Câmara (Brasília)
19.2 – TV Alerj
19.3 – TV Câmara Campos
26.1 – SBT HD
40.1 – Reeducar HD (Boa Vontade TV)
45.1 – Rede Mundial HD
59.1 – Canção Nova HD
Se você já tem acesso ao sinal digital, refaça a busca de canais, em seu televisor, e encontre as emissoras que você ainda não tem, na lista que divulgamos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Antonio Filho

    [email protected]

    Antônio Filho é jornalista. Desde 2004, apresenta e produz programas de TV. Autor do livro "Telejornalismo Campista", pesquisa sobre mídia televisiva há 10 anos. No Blog, bastidores, novidades e comentários sobre o universo da televisão serão os destaques.