Sindipetro é alvo de fiscalização do TRE
23/10/2018 13:50 - Atualizado em 12/11/2018 17:37
Fiscalização
No último sábado, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apreenderam cerca de 30 mil exemplares de um jornal com “clara tendência de propaganda eleitoral favorável ao candidato Fernando Haddad (PT) e contrário ao candidato Jair Bolsonaro (PSL)” na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) em Macaé, conforme disse o juiz Sandro de Araújo Lontra, responsável pela ação. Em um cenário de tamanha polarização e propagação de notícias falsas e conteúdos que só acirram ainda mais os ânimos da população, é preciso o estrito respeito às leis e às regras eleitorais, como neste caso. E que isso valha para todos.
Próximos números
Nesta semana de definições, não faltarão pesquisas. Hoje, por exemplo, o Ibope revele seus mais recentes números na corrida presidencial e também com relação à disputa no Rio de Janeiro. Na quinta-feira, será a vez do Datafolha revelar também sondagens sobre os dois cenários. Os dois institutos voltam a liberar pesquisas no sábado, véspera da eleição. Todas as sondagens no Rio, até agora, mostram Wilson Witzel (PSC) à frente de Eduardo Paes (DEM). Nas pesquisas para presidente, Bolsonaro aparece com ampla vantagem sobre Haddad. Só não é assim na Vox Populi, encomendada pela CUT, que também divulga nova pesquisa quinta.
Fundecam
Com uma inadimplência que chega a casa dos R$ 402 milhões, segundo a Prefeitura, o Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) vem sofrendo nos últimos anos com a má utilização dos seus recursos. O vereador Jorginho Virgílio (PRP) esteve ontem com o procurador-geral do município, José Paes Neto, que se comprometeu a responder um ofício com informações sobre o fundo. O objetivo, segundo o parlamentar, é buscar mais elementos para a instauração de uma eventual Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o assunto na Câmara Municipal.
Taxa dos Correios
A taxa extra de R$ 3 por encomenda destinada à Região Metropolitana do Rio deixará de ser cobrada pelos Correios, a partir do dia 16 de novembro. O valor era praticado desde abril deste ano, para cobrir os gastos com segurança privada. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da estatal, Carlos Roberto Fortner, após encontro com o secretário de Segurança do Rio, general Richard Nunes. Segundo ele, de janeiro a setembro de 2018, comparado ao mesmo período de 2017, houve uma redução média nos roubos de 60%. Nas unidades dos Correios a queda foi de 50%, nos roubos a caminhões, 60%, e de 92% contra o carteiro a pé.
Carnaval de rua
A Comissão de Carnaval recebe inscrições de blocos carnavalescos para o Circuito dos Blocos de Rua de Campos, de 2019. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição disponível no Teatro Municipal Trianon, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até 30 de novembro. O objetivo é incentivar a manifestações populares no município. “Até o momento, 18 blocos já se inscreveram e é com a ficha de inscrição que conseguimos viabilizar, dentro da nossa realidade financeira, as necessidades de cada um, além de criar um cronograma da apresentação do dia”, informou o coordenador do Circuito, Ricardo Silva.
Enem
Mais de 1,1 milhão de participantes consultaram o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cartão de confirmação do exame está disponível desde a manhã de ontem. Os mais de 5,5 milhões de candidatos podem acessar o cartão de confirmação do exame na Página do Participante (www.enem.inep.gov.br/participante/) ou pelo aplicativo do Enem 2018 disponível na Google Play e na App Store. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro em mais de 1,7 mil municípios.
Saldo positivo
Beneficiada pelos serviços e pela indústria, a criação de empregos com carteira assinada atingiu, em setembro, o maior nível para o mês em cinco anos. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, 137.336 postos formais de trabalho foram criados no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. A última vez em que a criação de empregos tinha superado esse nível tinha sido em setembro de 2013, quando foram registradas 211.068 admissões. A criação de empregos totaliza 719.089 de janeiro a setembro e 459.217 nos últimos 12 meses.
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS