Ponto Final - Esperança em meio ao caos político
20/10/2018 09:39 - Atualizado em 24/10/2018 18:38
Esperança
A extrema polarização política brasileira, representada na disputa presidencial de segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), tem levado o país a um cenário aterrorizante de ódio, desinformação e violência. No entanto, em meio ao caos, uma esperança nasce das cinzas. Partes do esqueleto de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas, foram encontradas nos escombros do Museu Nacional, no Rio, outro símbolo do descaso com a nossa história. No entanto, quem sabe Luzia não possa se tornar o símbolo da perspectiva de dias melhores. Mas que, para isso, não tenha de esperar mais 11 mil anos.
Bons ventos
A Anglo American anunciou, recentemente, que pretende retomar ainda neste ano as operações do mineroduto Minas-Rio, que liga Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, ao Porto do Açu, em São João da Barra. A produção foi interrompida após dois vazamentos, em março, no trecho mineiro. O município do Norte Fluminense disse, à época, que a paralisação poderia ocasionar queda na arrecadação de Imposto Sobre Serviço (ISS) em torno de R$ 1,3 milhão/mês. Agora, a perspectiva é de uma arrecadação melhor, em ISS, no ano que vem.
Emenda
O deputado federal reeleito Hugo Leal (PSD) cumpriu agenda em Campos nessa semana e anunciou a destinação de emendas ao município. Serão mais de R$ 2 milhões para a área da Saúde, especialmente para aquisição de material permanente para o Hospital São José, na Baixada Campista. Segundo o deputado, o recurso poderá ser utilizado para compra, por exemplo, de mamógrafo digital, aparelhos de ultrassom, de Raio-X e digitalizados de imagens radiológicas.
Jornalista morto
O canal de notícias estatal da Arábia Saudita comunicou que os resultados preliminares da investigação sobre o jornalista Jamal Khashoggi mostram que ele foi morto no consulado saudita em Instambul, na Turquia. É a primeira vez que o país admite a morte de Jamal, que fazia oposição ao príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Segundo a TV local, Khashoggi teria se envolvido em uma briga e 18 pessoas presas, enquanto o chefe de inteligência saudita e um conselheiro real foram retirados dos seus cargos.
Digital
A Seja Digital, instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, realiza o Feirão Digital no interior do Rio hoje, inclusive em Campos. A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que televisores antigos recebam o sinal digital. No evento, além de encontrar aparelhos de televisão digital e conversores a preços mais acessíveis, a população poderá realizar o agendamento para retirada do kit gratuito, distribuído às famílias que tem direito aos equipamentos.
Em Campos
A ação da Seja Digital será realizada em três pontos do município, em uma rede de lojas de eletrodomésticos. Uma dessas lojas fica no Shopping 28. A equipe ainda vai tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV. A partir do dia 28 de novembro, só será possível assistir à programação da TV aberta em Campos e região por meio do sinal digital. O sinal analógico será desligado definitivamente.
Prejuízo
Os elevados índices de roubo de carga e a estabelecimentos comerciais têm relação com a informalidade no mercado de trabalho. É o que mostra estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio). O levantamento revela que o número de roubo de cargas apresenta picos nos meses de dezembro, tendo mais que dobrado nos últimos anos. As mercadorias costumam ser revendidos de forma irregular no mercado informal, gerando perdas para a economia em especial no período próximo a datas comerciais, como o Natal, por exemplo.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS