Campanha na TV recomeça com troca de acusações
12/10/2018 18:46 - Atualizado em 17/10/2018 16:01
Tom da campanha
Os programas eleitorais no rádio e na TV foram retomados ontem e serão exibidos, de segunda a sábado, até 26 de outubro, antevéspera do segundo turno. Agora, todos os candidatos têm o mesmo tempo: cinco minutos. No primeiro turno, o petista Fernando Haddad tinha um programa de dois minutos e 23 segundos, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) tinha somente oito segundos. Ontem, com mais tempo na TV, Bolsonaro não poupou críticas ao comunismo, ao seu opositor, e também ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Aproveitou o tempo extra, também, para mostrar sua família ao eleitorado.
Troca de farpas
No Rio de Janeiro, os candidatos Eduardo Paes (DEM) e Wilson Witzel (PSC) também aproveitaram o tempo extra no programa eleitoral. Porém, como tem ocorrido desde o início da semana, faltam ideias, mas sobram ataques. Witzel fez questão de levantar a proximidade de Paes com o antigo PMDB, que durante anos reinou absoluto na política fluminense. Já o ex-prefeito do Rio, apostou em desqualificar seu adversário por não ter experiência na política. O pior, para ambos, é que um programa eleitoral nesse nível pode desestimular o eleitor fluminense a voltar às urnas no dia 28. No primeiro turno, a abstenção foi de 23,6%.
Contra fake news
Violência e troca de farpas, clima tenso em todo país e ainda tem as notícias falsas para confundir o processo eleitoral. E são tantas fake news que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado brasileiro acerca das informações falsas e falaciosas que vêm sendo disseminadas pelas redes sociais. No entendimento da Justiça Eleitoral, a divulgação de informações corretas, apuradas com rigor e seriedade, é a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação.
Cautela
A onda conservadora que tomou conta do país tem levado muitos prefeitos da região a serem cautelosos na declaração de apoio aos presidenciáveis. A medida até é compreensível, já que dentro das próprias administrações municipais existem divergências entre auxiliares diretos dos prefeitos. Em São João da Barra, por exemplo, Carla Machado (PP) firmou posição, desde o primeiro turno, ao lado de um dos presidenciáveis, inclusive com declaração pública de voto nas redes sociais. No entanto, alguns de seus secretários são fiéis escudeiros do opositor. Tudo, aparentemente, democrático. Mas gera muito burburinho nos bastidores.
Transporte
Não há dúvida que o transporte coletivo em Campos é um grande problema. E, em debate com os usuários, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) iniciou uma série de debates com intuito de reformular o serviço essencial. Só quem utiliza o transporte público sabe, de verdade, o que tem de melhorar. Por isso é importante que os usuários participem. Na próxima semana, as audiências acontecem em Santo Eduardo (dia 15), Dores de Macabu (16), Farol de São Tomé (17), todas às 19h. No dia 19, são duas audiências: Sapucaia (às 16h30) e Venda Nova (19h30). Já no dia 20 serão três: Imbé (10h), Tocos (14h) e Travessão (17h).
Tranquilidade
Apesar do intenso movimento nas rodovias, a saída para o feriadão foi tranquila para quem passou no trecho campista da BR 101. Tanto para os que foram para a capital ou Região dos Lagos, quanto para aqueles que seguiram para o litoral capixaba. Quem preferiu passar os dias de folga pelas praias das cidades mais próximas, como São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, também não enfrentou trânsito pesado.
Boletos
A partir de hoje, os boletos com valor a partir de R$ 100, mesmo vencidos, poderão ser pagos em qualquer banco. A medida faz parte da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que começou a ser implementada em julho do ano passado. Para serem aceitos pela rede bancária, em qualquer canal de atendimento, os dados do boleto precisam estar registrados na plataforma. Segundo a Febraban, os clientes que tiverem boletos não registrados na Nova Plataforma, rejeitados pelos bancos, devem procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS