Campos é a segunda melhor cidade do Rio para envelhecer
30/10/2018 19:30 - Atualizado em 31/10/2018 14:16
Campos é a segunda melhor cidade do estado do Rio de Janeiro e a 26ª do Brasil para envelhecer com saúde, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon/FGV. O dado mostra que o município prioriza as atividades que estão envolvidas no projeto da Rede de Proteção Social. Para a superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo (SESA), Heloísa Landim, este índice é o resultado do governo do prefeito Rafael Diniz que dá valor às diversas variáveis, inclusive, fomento à cultura do bem-estar da população idosa.
Na mesma semana em que Campos recebeu o resultado da pesquisa, a Casa de Convivência do Parque Tamandaré promoveu uma ação com foco nos alimentos funcionais, oferecendo atendimento preventivo de maior qualidade e demonstração de compromisso com a saúde dos idosos. Heloísa Landim explica que o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) é uma proposta de mudança de visão e de atitude, implicando em políticas e práticas na promoção do envelhecimento ativo.
— Na gestão do prefeito Rafael Diniz, o envelhecimento é um assunto prioritário. Tornou-se uma questão emblemática de um jovem prefeito que inclusive aposta na Rede de Proteção Social como uma ferramenta de desenvolvimento humano e de inclusão.
A Rede de Proteção Social engloba projetos em cultura, esporte, arte e lazer. Dança de salão, aerodance, hidroginástica, teatro, artesanato, orquestra de cordas curso de inglês e informática são algumas das atividades propostas.
A Casa do Tamandaré é uma referência no manejo da saúde do idoso com diversas especialidades e, mais do que isso, com profissionais atentos às necessidades dos idosos, uma equipe multidisciplinar que tem esse olhar para o processo do envelhecimento humano. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS