Moradores de Espírito Santinho revitalizam praça
12/10/2018 15:27 - Atualizado em 15/10/2018 13:12
Calçada danificada com o tempo, brinquedos quebrados. Um cenário desolador. Assim estava a praça de Espírito Santinho. Os moradores resolveram mudar e eles mesmos colocaram a mão na massa. As calçadas foram recuperadas e ganharam rampa de acesso para cadeirantes e os brinquedos do parquinho foram reformados. Hoje a praça ganhou novo visual e o grupo além de manter o espaço cuidado orienta os usuários a ajudarem a cuidar do local que reúne as famílias à noite.
O projeto completa um ano e a cada dia ganha a adesão de mais voluntários. Tudo começou de um sonho do líder comunitário Ivanil Olímpio Crespo que há mais de 10 anos apostou na conservação do meio ambiente. As árvores, plantadas ao redor da praça já oferecem sombra e ar fresco. Ivanil aposta na ação da comunidade que adotou a praça. Ele recorda como seu sonho tornou-se realidade.
— Acho muito importante a comunidade adotar a praça e manter o local limpo e agradável. Hoje, 10 anos se passaram e as mudas de árvore já oferecem sombra. Tenho de parabenizar a todos e temos de ajudar a manter o local limpo — disse Ivanil.
A igreja do Espírito Santo é a referência no local e a iniciativa de reforma do espaço coletivo começou com um grupo de católicos que, vendo o estado do logradouro, reuniu os moradores. Reformaram tudo com recursos próprios começaram a trabalhar e deram uma cara nova ao espaço comunitário. A ação já inspirou outras comunidades a repetirem a iniciativa. Delço Azevedo, que é morador do local, destaca o trabalho e fala do apreço na recuperação do local. “Hoje podemos sentar na nossa praça. Tudo limpo, as calçadas foram recuperadas. As crianças podem brincar no parquinho com segurança. Temos a consciência de que é um dever de todos ajudar a cuidar de nossa praça”, disse Delço.
Com o espaço recuperado, à noite os moradores se reúnem com as famílias ao ar livre. Além do parquinho um aparelho de TV está instalado no local que é um ponto de convívio social. Delço Azevedo relata que além a tranquilidade a praça oferece um ambiente familiar. “Nossa praça além de bem cuidada é um local que podemos levar as nossas famílias. E só temos de agradecer a iniciativa que surge na igreja católica. Uma iniciativa que traz benefícios a todos da comunidade”, disse Delço.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS