Que números virão?
16/10/2018 17:18 - Atualizado em 16/10/2018 17:23
É grande a expectativa para a primeira pesquisa para o governo do estado do Rio no 2º turno. Wilson Witzel (PSC) levou, surpreendentemente, com grande folga o primeiro turno, conseguindo impressionantes 41,28% dos votos válidos, enquanto Eduardo Paes (DEM) teve 19,56%, ficando na segunda posição.
Desconhecido do grande público, identificado apenas como "o juiz", Witzel levou o 1º turno inteiro sem grandes holofotes, com baixas intenções de voto. Na reta final identificou a onda Bolsonaro e colou o seu nome a ele, se aproximando de Flávio Bolsonaro, que se elegeria senador do Rio.
Aproveitando essa onda Bolsonaro, captando os votos anti-Romário, os votos anti-sistema, desconhecido, Witzel disparou nos dias finais do 1º turno e quase levou a eleição já ali. Muitos, muitos votos foram definidos nele entre a sexta-feira e o domingo da eleição.
Com o destaque, passou a virar vidraça neste 2º turno, surgindo várias passagens polêmicas sobre ele na grande imprensa, que foram ressaltadas pela campanha adversária. Bolsonaro se afastou dele e ordenou que os filhos se mantivessem neutros no 2º turno do Rio.
A impressão que se tem é que há muito voto dado em Witzel virando para Paes, além do ex-prefeito contar com maior simpatia dos eleitores da esquerda em função de algumas posições reacionárias do juiz. Meu palpite é que os números trarão Witzel ainda à frente, mas com vantagem bem menor para Paes, em eleição indefinida. A conferir.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]