Marcelo Trindade, do Novo, pede impugnação de pesquisa com Garotinho
03/10/2018 17:07 - Atualizado em 03/10/2018 17:08
Marcelo Trindade, o candidato do Novo ao governo do Rio de Janeiro, acaba de registrar no TRE-RJ um pedido de impugnação das pesquisas eleitorais que mencionam Anthony Garotinho. A informação é do blog de Lauro Jardim, do jornal  Globo.
A ação se dirige ao Ibope e Datafolha, exigindo a proibição da divulgação dos resultados de qualquer pesquisa eleitoral que inclua o candidato.
Garotinho teve sua candidatura barrada pelo TSE. Ontem, o ministro Celso de Mello negou o recurso do ex-governador no STF.
Em sua última pesquisa, no entanto, o Datafolha afirmou que Garotinho continuará nos questionários — já que seu nome está cadastrado nas urnas.
Para Trindade, a menção a Garotinho nas pesquisas "levará a um resultado irreal" que induz ao "voto útil" e dificulta a participação dos candidatos "menores" nos debates.
Acontece que...
O coordenador de fiscalização da propaganda eleitoral do Rio de Janeiro, juiz Mauro Nicolau Júnior, alerta que a divulgação de pesquisa com o candidato ao cargo de governador Anthony Garotinho (PRP) não é permitida. Nesta quinta-feira (27), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o indeferimento do pedido de candidatura do ex-governador do Rio de Janeiro, proibindo o político de praticar qualquer ato de campanha, inclusive os relativos ao horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
“A pesquisa eleitoral não deixa de ser uma forma de propagar o nome do ex-governador, por isso é vedada”, afirmou o magistrado, ressaltando que o aviso se destina também aos veículos de comunicação e empresas de pesquisa. Na decisão, a Corte Superior Eleitoral proibiu ainda o partido e a coligação do candidato de repassar novos recursos a sua campanha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]