Azeite ou Enganação?
- Atualizado em 30/10/2018 09:08
thinkstcokphotos
Como já abordamos aqui, azeites são óleos resultantes de processos mecânicos, como a prensagem a quente ou frio, do fruto da oliveira, também conhecido como azeitona.
O processo a quente, fornece um óleo de qualidade, mas que sob efeito do calor perde parte de suas propriedades benéficas, principalmente as chamadas insaturações, que aumentam o chamado 'Bom colesterol'; HDL.
Já os azeites extravirgens são obtidos a frio, mantendo suas qualidades, bem como baixo índice de acidez (até 0,8%). São necessárias cerca de 2000 azeitonas para se produzir 250 ml de azeite extravirgem. Enquanto o rendimento do processo a quente é bem maior, o que explica seu preço mais baixo.
Pois bem, você preocupado com saúde de sua família, entra em um supermercado e procura um produto de maior qualidade e, convicto que comprou o melhor vai preparar suas refeições de consciência tranquila...
Infelizmente não é bem assim...
O PROTESTE divulgou uma pesquisa onde reprova sete marcas de azeites comercializados no Brasil. O teste analisou 60 marcas de azeite e sete foram sumariamente reprovadas:
Barcelona, Porto Valência, Casalberto, Olivenza, Faisão Real, Do Chefe e Borgel. 
As marcas acima apresentaram composição diferente da permitida pela ANVISA, que determina a presença apenas de óleo de oliva, mas o que observou-se foi uma mistura de óleos vegetais, como soja, girassol, entre outros. 
A marca Borgel é reincidente e quem adquiriu essa marca de 'azeite' pode requerer a devolução do valor pago.
_Uma dica, sabe aquele 'ardência'que alguns azeites produzem na garganta? Não é sinal de degradação! Pelo contrário! A chamada picância é resultado de polifenóis presentes no azeite e é indicativo de um azeite de qualidade superior.
Os lotes analisados estão disponíveis abaixo: 
Barcelona (lote 2275/18),
Porto Valência (lote ZP32V18),
Casalberto (lote ZI09E01),
Olivenza (lote 09973),
Faisão Real (lote 001),
Do Chefe (lote 0001)
Borgel (lote 006).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]